A deputada estadual Professora Bebel (PT) se reuniu com o prefeito de Saltinho, Hélio Franzol Bernardino, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Urbano de Piracicaba, João Soares, quando debateu ações visando reestabelecer o transporte público entre Piracicaba e Saltinho, que foi interrompido por determinação da Artesp (Agência Reguladora do Transporte do Estado de São Paulo), no início do mês passado. O encontro foi no gabinete do prefeito de Saltinho, na tarde desta última terça-feira, 20 de julho, quando foi estabelecido que será agendado uma reunião com o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, para buscar uma solução conjunta até que seja aprovada e entre em vigor a implantação da Região Metropolina de Piracicaba, o que possibilitará a retomada do transporte entre os dois municípios. O vice-prefeito de Saltinho, Evandro Pereira, também participou da reunião.

A suspensão do transporte entre os dois municípios foi determinada pela Artesp com a alegação de que o transporte suburbano não pode atender a dois municípios. No entanto, esta medida, tanto a deputada como o prefeito de Saltinho argumentam que está prejudicando cerca de 300 usuários diariamente, a maioria moradores de Saltinho.

Uma proposta colocada na reunião para solucionar esta situação foi de o prefeito de Saltinho viabilizar o transporte dos usuários

até a Usina Santa Helena, onde fica a divisa do município com Piracicaba. Com isso, os passageiros pegariam o circular do transporte urbano de Piracicaba, que circula até aquele local. Para isso, seria necessária a construção de um abrigo, que de acordo com o prefeito Hélio Bernardino poderá ser viabilizado.

O sistema de transporte entre os dois municípios vinha sendo realizado há quase 30 anos, mesmo depois que Saltinho se emancipou político-administrativamente de Piracicaba. “A interrupção desse serviço pegou a todos de surpresa e isso está penalizando os usuários”, de acordo com o prefeito, que gostou da participação da deputada Professora Bebel na busca de uma solução para garantir o transporte público entre os dois municípios.

Com a interrupção do transporte, os usuários passaram a se deslocar até Piracicaba em ônibus intermunicipal, e quando chegam à cidade são obrigados a pagar mais uma passagem para se locomover até os bairros. “Isso é muito penoso para o trabalhar e temos que buscar uma solução para resolver esta situação”, disse Bebel.

Deixe seu Comentário