Ação também marca a retomada do passeio turístico de barco pelo Piracicaba, a partir do dia 21/08

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) e Defesa Civil, o Instituto Beira Rio e parceiros - empresas Duplás, Rizel e Ecoterra -, além de voluntários -, realizaram operação de limpeza no rio Piracicaba, no sábado, 14/08. A ação resultou na retirada de 900 kg de materiais diversos.

De acordo com Luis Fernando Magossi, o Gordo, presidente do Instituto Beira Rio e organizador do evento, a limpeza foi feita entre a rampa do largo dos Pescadores até a Ponte do Morato. Com a baixa do rio, foi possível percorrer a pé grande parte do trecho para recolher o material em embarcações e transportá-lo para fora do leito.

“Foi uma ação ambiental muito importante para o nosso rio e para os navegadores. Recolhemos muita sujeira, como capacetes, colcha, lençol e madeira. A quantidade de pneus jogados no rio é um absurdo. Retiramos um pneu de trator que devia pesar cerca de 200 kg”, conta Magossi. “Temos de continuar com as campanhas para ver se conscientizamos a população de que no rio não se joga nada. Não é lata de lixo”, reforça

 

PASSEIO DE BARCO – A ação de limpeza antecede a retomada do tradicional passeio turístico de barco pelo rio Piracicaba, interrompido em 22/07, quando um incêndio criminoso destruiu o píer municipal, na avenida Beira Rio, de onde saía o passeio.

A Prefeitura já cuida do processo de licitação para a reconstrução do píer. Enquanto isso, o passeio será oferecido em estrutura provisória, montada na rampa do largo dos Pescadores que, segundo a diretora de Turismo, Rose Massaruto, contará com cabine para atendimento ao público, guarda-sóis, corrimãos e rampa especial que garantirá inclusive a acessibilidade de cadeirantes ao local, tudo devidamente sinalizado.

A volta do passeio acontece no dia 21/08, sempre aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h. Vai respeitar todos os protocolos de higiene e segurança preconizados pelo Plano São Paulo de combate ao coronavírus, do Governo Estadual. O barco transportará no máximo 8 passageiros por viagem, disponibilizando álcool em gel, tapete sanitizante e cobrando a obrigatoriedade do uso de máscara durante todo o trajeto. O próprio barco e os coletes salva-vidas também serão higienizados no intervalo de cada viagem. 





Fotos: Divulgação / Prefeitura de Piracicaba

Deixe seu Comentário