Embarque será feito, provisoriamente, mas com segurança, na rampa do largo dos Pescadores

O tradicional passeio de barco, uma das principais atrações turísticas de Piracicaba, voltará a ser oferecido à população a partir de 21/08. Para tanto, foi montada uma estrutura provisória para embarque/desembarque na rampa de concreto, localizada no largo dos Pescadores, na avenida Beira Rio. A partir desta data, o passeio estará disponível aos sábados, domingos e feriados, sempre das 9h às 18h, como acontecia anteriormente.
O passeio de barco, com embarque pelo pier municipal, na avenida Beira Rio, foi suspenso após incêndio criminoso, na madrugada de 22/07. As investigações estão a cargo da Polícia Civil. A Prefeitura já solicitou vistoria técnica do fabricante do pier e coleta de preço para abertura de licitação.
Até que o processo de licitação seja finalizado, o passeio será feito pela estrutura provisória que, segundo a diretora de Turismo, Rose Massaruto, contará com cabine para atendimento ao público, guarda-sóis, corrimãos e rampa especial que garantirá inclusive a acessibilidade de cadeirantes ao local, tudo devidamente sinalizado.
O passeio de barco vai respeitar todos os padrões de higiene e segurança preconizados pelo Plano São Paulo de combate ao coronavírus, do Governo Estadual. O barco transportará no máximo 8 passageiros por viagem, disponibilizando álcool em gel, tapete sanitizante e cobrando a obrigatoriedade do uso de máscara durante todo o trajeto. O próprio barco e os coletes salva-vidas também serão higienizados no intervalo de cada viagem.
LIMPEZA DO RIO - Um grupo formado por dez pessoas fará amanhã, 14/08, a partir das 12h, uma operação de limpeza entre a rampa do largo dos Pescadores até a Ponte do Morato. A expectativa dos organizadores é recolher pelo menos 500 kg de lixo entre pneus, móveis abandonados, plásticos e galhos de árvores. Além de barcos, a operação contará também com apoio de um trator e caminhão guincho, que ajudará a retirar o material coletado do rio. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), Instituto Beira Rio, Ecoterra e Defesa Civil.
Luis Fernando Magossi, um dos organizadores do evento, lembrou que na última operação de limpeza, realizada no mês de abril, eles recolheram 600kg de lixo. Ele comentou que com a baixa vazão do rio, agora com 18,77m³/s, é natural que mais lixo apareça.
“Quanto menor a vazão do rio mais tranqueira vai aparecendo. Neste sábado vamos nos concentrar em retirar galhos e tocos de árvores que vieram durante a cheia e que podem atrapalhar a navegação”, frisou.



📷 @wanderdrone_pira

Deixe seu Comentário