Preparar as urnas eletrônicas para as eleições inclui executar duas etapas fundamentais: a geração de mídias e a carga das urnas.


Elas ocorrem com a ajuda de um ecossistema desenvolvido para automatizar o funcionamento da urna, composto de 28 softwares com indicadores da autenticidade e integridade dos sistemas.


O ecossistema é preparado pelo TSE e assinado digitalmente, sendo disponibilizado para os Tribunais Regionais - que realizam as próximas etapas.


Os dados são armazenados em dois equipamentos: o “flash card” (um pequeno cartão de memória quadrado) e a “memória de resultado” (um pen drive com formato exclusivo da Justiça Eleitoral).

Eles são alimentados com o ecossistema da urna em uma cerimônia pública realizada nos cartórios eleitorais, chamada de Cerimônia de Geração de Mídias.


Os flash cards são usados para gerar três tipos de mídia: de carga, de votação e de contingência:
- A mídia de carga contém as instruções de funcionamento da urna;
- A mídia de votação fica instalada na máquina e grava todas as operações realizadas, incluindo a votação;
- Já a mídia de contingência é usada quando necessário dar carga em uma urna para substituir outra defeituosa.
Após as mídias serem geradas, é feita a carga nas urnas em duas etapas:
- Primeiro, a mídia de carga insere o ecossistema da urna em cada uma das máquinas;
- Depois, são instaladas na urna a mídia de votação e a memória de resultado (que armazena o resultado da votação de uma seção e é entregue à junta apuradora para transmissão e totalização dos votos).


Após a carga em todas as urnas de uma zona eleitoral, realiza-se uma conferência em urnas escolhidas aleatoriamente, com um teste de votação que põe à prova a integridade dos dados.


Em todas essas fases, desde o desenvolvimento do ecossistema da urna pelo TSE até os procedimentos em cartório, é possível auditar os processos e conferir os sistemas com a versão oficial.


Ademais, os partidos políticos, a OAB e o Ministério Público são convidados a acompanhar todo o processo e podem, inclusive, assinar digitalmente junto com o TSE.


Saiba mais: https://www.tre-sp.jus.br/imprensa/noticias-tre-sp/2021/Agosto/preparacao-das-urnas-para-as-eleicoes-geracao-de-midias-e-carga-das-urnas



📷 Divulgação TRE

Deixe seu Comentário