Clique aqui e assista a reportagem na Pinacoteca


Um grupo de artistas e de vários seguimentos se reuniram em frente a pinacoteca, o imóvel fica na Rua Moraes Barros, no centro de Piracicaba/SP. Além de outras manifestações e protestos, o grupo organizou uma carta que já conta com a adesão de mais de 2,2 mil pessoas.



Foto: Ale Bragion

O ato desta quarta-feira(01), foi realizado por dois grupos, os Amigos da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra e o S.O.S Pinacoteca, ambos independentes.



Foto: Ale Bragion

A Rádio Metropolitana, entrevistou Giulia Zen, Organizadora do S.O.S. Pinacoteca, Fernanda Ferreira, Coordenadora do COMCULT, Tony Azevedo, artista e fundador do Bloco da Ema e a vereadora Rai de Almeida(PT), que também compareceu no ato.



Foto: Ale Bragion

Clique aqui e assista a reportagem na Pinacoteca


Outro lado.

Procurada pela Rádio Metropolitana de Piracicaba a Prefeitura emitiu a seguinte nota, abaixo na íntegra: A Prefeitura, por meio da Semac, informa que o Barracão 14A passará por adequação necessária para receber o acervo da Pinacoteca Miguel Dutra. Será aberto processo de licitação para as obras de adequação. A mudança foi decidida levando-se em conta vários fatores. Um deles é que o prédio atual da Pinacoteca, por falta de manutenção, não dispõe de uma sala para reserva técnica adequada para o acondicionamento das obras. A sala, onde está a reserva técnica hoje, apresenta problemas de umidade e climatização, por exemplo. É preciso ressaltar que o principal motivo da mudança é dar maior visibilidade às artes plásticas e aos artistas de Piracicaba e outros que expõem aqui. Isso porque a mudança de endereço da Pinacoteca faz parte de um projeto muito maior, o Engenho da Cultura, que tem como objetivo ocupar 18 dos 23 barracões e imóveis do Engenho Central, que é um dos cartões-postais mais importantes de Piracicaba e patrimônio tombado que recebe milhares de visitantes mensalmente, que teriam a oportunidade de apreciar as exposições e o rico acervo da Pinacoteca. Levar as artes plásticas para o Engenho, representadas pela Pinacoteca e seus vários salões, como o de Belas Artes, o mais antigo do Brasil, o de Arte Contemporânea, de Aquarelas, entre outros, é, também, ampliar e democratizar essa manifestação e outras, com a instalação de escolas, além da de artes plásticas, de música, dança, cinema, letras e fotografia, entre outras. Para comportar esse projeto, seriam instalados nesse local, restaurantes e cafés, por exemplo, neste espaço, que já é famoso, aprovado e adequado por e para receber festas típicas, como a das Nações, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, o Salãozinho de Humor, a Virada Cultural Paulista, entre tantos outros.

Sobre a Polícia Federal.

Em reunião do Fórum Permanente de Segurança Pública, nesta terça-feira(31), a realocação da Polícia Federal em Piracicaba para outro imóvel foi defendida pela delegada-chefe da unidade, Melissa Nascimento Pastor. Há 17 anos instalada no bairro São Dimas, a sede atual apresenta uma série de problemas estruturais e não comporta a média de 30 estrangeiros que, diariamente, buscam atendimento no local, segundo a corporação. "O atendimento a estrangeiro não é suficiente, há uma demanda muito grande na região. A falta de condições de trabalho não afeta só policiais e colaboradores, mas aqueles que são atendidos diariamente. Há mofo, gotejamento, galpão com vidros quebrados e pombos, veículos há anos parados", disse a delegada.



Foto: Ale Bragion

Foto: Ale Bragion



Foto: Fernanda Monis


Reportagem: Danilo Telles

Imagem e edição de vídeo: Cláudio Franchi/ Rádio Metropolitana/ Studio A

Foto de capa: Mateus Medeiros/ Gazeta de Piracicaba

Deixe seu Comentário


olga mannaro - 02/09/2021 13h12
Força pessoal💪 Não permitam que de forma autoritária e impositiva seja destruido um espaço tão vital nestes tempos obscuros para a cultura brasileira.