Foto: Matheus Tibúrcio
 
Primeira edição da Simob (Semana Integrada de Mobilidade) contará com palestras e atendimentos aos trabalhadores do setor de transportes, de 20 a 25 de setembro.
A Simob (Semana Integrada da Mobilidade de Piracicaba) acontecerá de segunda-feira (20) a sábado (25). As atividades do evento discutirão temas como o transporte público e o planejamento urbano na cidade. A programação acontecerá, em parte, em salas de reunião on-line devido à pandemia da Covid-19.
A semana inclui eventos como mobilização em empresas de transporte e aulas sobre mobilidade urbana. A programação também integra o Circuito Saúde Semana Nacional de Trânsito, na sexta-feira (24), com atendimento aos trabalhadores do setor de transporte, motofretistas e motociclistas de entregas rápidas. Na data, os trabalhadores poderão aferir a pressão, fazer teste de glicemia, avaliação postural, entre outros atendimentos.
As atividades ocorrem na semana em que o Dia Mundial Sem Carro é lembrado, em 22 de setembro, e discutirão o impacto da grande quantidade de automóveis no trânsito, como engarrafamentos, custos elevados, acidentes e emissões de gases de efeito estufa.
“Os ônibus se transformaram em uma locomoção para baixa renda e o carro para quando se tem condição. Isso acaba transtornando a cidade”, observou o vereador Gustavo Pompeo (Avante), do Fórum de Educação para do Trânsito da Câmara Municipal. Ele afirma que as políticas públicas de mobilidade na cidade são voltadas para o automóvel.
A Simob é promovida em parceria com a Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz), Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte) e Sest Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), com apoio do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental de Piracicaba, o Gmea.
As inscrições para os cursos on-line, que acontecerão nos dias 21, 22, 23, das 14h às 17h, e 24 de setembro, das 14h às 16h, devem ser realizadas no site da Escola do Legislativo.
 
Programação
Segunda-feira (20 de setembro)
8h às 18h -  Início da mobilização em empresas de transporte e comunidade em geral.
Atividades: Sensibilização com orientações de saúde, direção segura, enfoque na capacitação profissional para empregabilidade e distribuição de brindes.
Público: Trabalhadores do setor de transporte, comunidade em geral.
Local: a confirmar.
Organização B40 e Semuttran. A atividade se estenderá até o dia 23 de setembro.
19h às 21h - Aula Aberta Sobre Mobilidade Urbana – Disciplina de graduação coordenada pelo professor Demóstenes da Silva Filho (Esalq/USP).
Palestrante: Miriam Stella Rother
Público: Aula aberta a todos os interessados por meio deste link.


Terça-feira (21 de setembro)
14:00 às 17:00 – Reflexões sobre Mobilidade Urbana.

Palestrantes e temas: Dr. Mauro Calliari (urbanista) – Caminhadas Urbanas, Espaço Público e Urbanidade; Victor Andrade (LabMob) – Mobilidade Urbana; professor Antonio Nelson Rodrigues Silva (Escola de Engenharia de São Carlos) – Mobilidade Sustentável Pós-pandemia.
Mediação: vereadora Silvia Morales e professor Ciro Abbud Righi (Esalq).
Inscrição: neste formulário.

Organização: Escola do Legislativo e Campus USP “Luiz de Queiroz”.


Quarta-feira (22 de setembro) – Dia mundial “Sem Carro”
14:00 às 17:00 – Experiências e Possiblidades para uma Mobilidade Urbana Sustentável.
Palestrantes e temas: Geraldo Moura (PlanMob) - Plano Nacional de Mobilidade; Júlia Argondizio (Sest Senat) – Sustentabilidade nas empresas: Empregabilidade e transporte; Leandro Dri Manfiolete – Programa Ruas Abertas; Bruna Pizzol – Mobilidade e Clima.
Mediação: Professor Roberto Arruda de Souza Lima (Esalq).
Inscrição: neste formulário.

Organização: Escola do Legislativo e Campus USP “Luiz de Queiroz”.


Quinta-feira (23 de setembro)
14h às 17h - Caminhos para uma Mobilidade Urbana Sustentável em Piracicaba.
Palestrantes e temas: Jane Franco Oliveira (Secretária da Semuttran) – Mobilidade em Piracicaba; Rose Massarutto (Secretária Semtretur) – Semtretur e a mobilidade; Silvia Morales (PV) e Gustavo Pompeo (Avante) – Propostas da Câmara Municipal; professor Roberto Arruda de Souza Lima (Prefeito do campus “Luiz de Quiroz”) – Mobilidade sustentável da Universidade à Cidade Prefeitura do campus USP “Luiz de Queiroz”; Coletivo Mais Ciclovias.

Mediação: Professor Hudson Pereira Carvalho (Cena/USP).
Inscrição: neste formulário.
Organização: Escola do Legislativo e Campus USP “Luiz de Queiroz”.


Sexta-feira (24 de setembro)
8h às 16h - Circuito Saúde "Semana Nacional de Trânsito". 
Atividades: Aferição de pressão, teste de glicemia, bioimpedância, IMC, teste rápido de Covid-19, orientações de nutrição saudável, avaliação postural, orientações de saúde mental, testes ocupacionais, testes de raciocínio; check list da moto, orientações higienização da bag, orientações de condução segura e defensiva, entrega de kit segurança (sacochila com máscara, álcool em gel, camiseta e antena corta pipa).
Público: trabalhadores do setor de transporte, motofrestistas e motociclista de entregas rápidas, comunidade em geral.
Local: Unidade B40 Piracicaba, rua Rossini Pinto, 200, Jardim Panorama.
Organização: B40, Cerest e parceiros.
Apoio: Semuttran
14h às 16h - Oficina Virtual: Saúde e Mobilidade - Entre Nesse Movimento!
Oficineiros: Carolina Martinez, nutricionista - Alimentação, saúde e mobilidade; Mariana Galhardo – Yoga e Bem-estar; Rosana de Almeida e Ferreira, educadora física.
Inscrição: neste formulário.
Organização: Escola do Legislativo e Campus USP “Luiz de Queiroz”.


Sábado (25 de setembro) – Encerramento
8h às 10h - Circuito Saúde "Semana Nacional de Trânsito".
Atividades: Aferição de pressão, teste de glicemia, bioimpedância, IMC, orientações de nutrição saudável, testes de raciocínio; check list da bike, orientações de condução segura e defensiva nas vias, entrega de kit segurança (sacochila com máscara, álcool gel, camiseta).
Público: Ciclistas e interessados.
Local: Sede da Bike Hotel (Avenida Limeira, 950, Bairro Areão).
Organização: B40 e parceiros
Apoio: Semuttran
Fórum de Educação para o Trânsito da Câmara Municipal

A programação é desenvolvida pela Escola do Legislativo Antonio Carlos Danelo - Totó Danelon e pelo Fórum de Educação para o Trânsito da Câmara Municipal, coordenado pelo vereador Gustavo Pompeo (Avante). “A mobilidade interfere na vida do ser humano, porque quando se perde um tempo nos congestionamentos, você está perdendo um tempo de vida”, pontuou a vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, que é diretora da Escola do Legislativo.

Deixe seu Comentário