Luciano Almeida prefeito de Piracicaba durante coletiva de imprensa. - Foto: Divulgação


Comitês PCJ lançaram, na manhã desta terça-feira (21), a campanha Movimento PCJ pelo Uso Eficiente da Água.

O prefeito de Piracicaba e presidente dos Comitês PCJ (CBH-PCJ e PCJ Federal), Luciano Almeida, participou de coletiva de imprensa, para apresentação da situação da estiagem nas Bacias PCJ. Participaram ainda, o diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera, e o coordenador da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico, Alexandre Vilella.
Na ocasião, Luciano Almeida falou sobre o estresse hídrico enfrentado e ressaltou que os indicadores não apontam uma melhora. “O momento pede atenção e esforço de todos. População, poder público, todos devem estar unidos para acabar com desperdícios, reduzir perdas e dar especial atenção para a preservação de nascentes”, ressaltou.


O diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera, apresentou as Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, com seus mais de 5,8 milhões de habitantes, sendo que 95,1% residem em área urbana. Os municípios representam 7% do Produto Interno Bruto do país. Razera reforçou que 90% do esgoto dessa população é coletado e 77% passa por algum tipo de tratamento. “A Agência das Bacias PCJ é o braço executivo dos Comitês PCJ, são três comitês – estadual paulista, federal e estadual mineiro – e, temos uma gama enorme de outras instituições que integram o colegiado, todos fundamentais para a gestão dos recursos hídricos”, explicou Razera.



Sergio Razera, diretor presidente da Agência PCJ, Luciano Almeida, prefeito de Piracicaba e presidente dos Comitês PCJ e Alexandre Vilella, coordenador da CT-MH - Foto: Divulgação


Na sequência, o coordenador da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico dos Comitês PCJ, Alexandre Vilella, comentou que “o Sistema Cantareira abastece 19 municípios das Bacias PCJ. São 3,5 milhões de pessoas e outros 9 milhões de habitantes em São Paulo. Hoje já temos um cenário muito preocupante e as previsões futuras indicam que em setembro, outubro e novembro teremos um volume de chuvas entre 30 a 40% abaixo do volume esperado”, conta Vilella.

CAMPANHA - A campanha Movimento PCJ pelo Uso Eficiente da Água tem uma série de materiais disponibilizados no hotsite, https://movimentopcj.org.br/ . Os materiais têm um caráter informativo e pretendem chegar a toda a sociedade. São vídeos e cartilhas que oferecem a oportunidade de conhecimento para todos. Com o slogan, a Água é de Todos. A Estiagem Também, os Comitês PCJ estão enfrentado a crise hídrica para conviver com a estiagem de forma resiliente.

Deixe seu Comentário