Marco Ferreira – Defensor de Trânsito e consultor de segurança e mobilidade urbana - 📷 Davi Negri
FIM DO CONTRATO DA ZONA AZUL, LUCRO OU PREJUÍZO?
COMO ADAPTAR A CIDADE FAVORECENDO O USUÁRIO E AO MESMO TEMPO ARRECADANDO?
Com o fim do contrato com a empresa ESTAPAR/HORA PARK, responsável pela cobrança pelo uso das vagas de estacionamento nas áreas comerciais de Piracicaba, ficaram algumas perguntas e dúvidas dos usuários, para tentar entender algumas respostas, procuramos um defensor de trânsito da cidade de Piracicaba/SP.
Iremos procurar a prefeitura de Piracicaba, para tentar saber se já existe algum novo projeto ou contrato para exploração do estacionamento público em Piracicaba.
Abaixo a entrevista com Marco Ferreira:
RMPTV- Sem a rotatividade das vagas, o comércio será prejudicado?
R- A regulação do uso das vagas nunca foi pela rotatividade, mas sim pelo pagamento, ou seja, se você pagasse quatro vezes o valor pelo uso da vaga, poderia deixar o seu veículo estacionado na mesma vaga o dia todo, pois não existe fiscalização sobre o uso excessivo da vaga.
É certo que, com o fim da cobrança pelo uso das vagas, muitos trabalhadores do comércio optarão por irem trabalhar de carro, o que provocará um aumento considerável nos veículos que ocuparão a mesma vaga durante todo o dia, dificultando ao usuário que frequenta o comércio a ter acesso a vagas de estacionamento.
RMPTV- Como lidar com os flanelinhas, que se apoderarão do espaço público?
R. - A Policia Militar e a Guarda Municipal sempre coibiram a ação de flanelinhas por solicitação da empresa privada que detinha a concessão pela cobrança das vagas, e agora terão que intensificar suas ações no sentido de impedir a extorsão, furtos e roubos praticados por bandidos disfarçados ou misturados aos flanelinhas.
RMPTV - Vai fazer falta a arrecadação destinada à prefeitura?
R. - A administração pública arrecadava apenas 6% (seis por cento) de tudo o que a empresa arrecadava com a exploração, e isso não cobre as despesas de conservação da via.
RMPTV- Há solução para isso?
R. - Sim, há. A prefeitura já está de posse de um projeto onde pode cobrar 60% a menos do usuário da via, remunerar a PM, remunerar a GCM, remunerar os comerciantes e ainda remunerar uma ou mais entidades assistenciais da cidade, arrecadando 20 centavos de cada real (três vezes mais do que arrecada atualmente).
A polícia militar e a guarda municipal terão que efetivar esforços no sentido de dar segurança ao usuário da via, de um jeito ou de outro, então porque não fazer isso recebendo pra trabalhar?