📷 Arquivo Rádio Metropolitana
Atenção: Um forte sistema de frente-fria deverá provocar fortes tempestades entre os dias 02, 03 e 04 de outubro sobre o estado de São Paulo.
As chuvas devem vir acompanhadas de descargas elétricas, granizo e ventos. Temos possibilidade de chuvas volumosas.
É importante, conforme o meteorologista Paulo Plana Junior, da Somar, fugir de áreas abertas, ficar longe de corpos d'água (piscinas, rios, açudes, praia, etc.) e buscar abrigo, ainda que o temporal esteja apenas começando.
— Muitas vezes, as pessoas correm para debaixo de árvores achando ficarão mais seguras, mas isso é um erro. A decisão mais correta é entrar em um lugar protegido, coberto, como uma casa, um prédio. No caso do jogo de futebol, vale ir para o vestiário, por exemplo. Deitar no chão não é indicado — diz Junior.
Como se proteger dos raios:
Confira as principais dicas listadas pela Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas (Rindat):
Evite sair à rua em caso de tempestade.Se já estiver fora quando começar o temporal, procure abrigo, de preferência em áreas cobertas e protegidas, como casas e prédios, ou abrigos subterrâneos, como metrôs e túneis. Evite "locais extremamente perigosos durante uma tempestade", tais como: topos de morros ou cordilheiras, topos de prédios, áreas abertas, campos de futebol ou de golfe, estacionamentos abertos e quadras de tênis abertas.Tente não ficar perto de cercas de arame, varais metálicos, trilhos e árvores isoladas e estruturas altas como torres, linhas telefônicas e linhas de energia elétrica.Se estiver jogando futebol, deixe o campo e vá para um local coberto.Evite segurar objetos metálicos longos, tais como varas de pesca, tripés e tacos de golfe, empinar pipas e aeromodelos com fio.E se não tiver para onde ir e eu estiver em área totalmente aberta, como um campo?
Caso não tenha nenhum abrigo próximo, a Rindat sugere o seguinte: ajoelhe-se e curve-se para a frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles. Não se deite no chão.