Programa Municipal de Controle ao Aedes e Guarda Civil firmam parceria na vistoria de residências - Fotos: Felipe Poleti/CCS


Uma viatura vai acompanhar as equipes nas vistorias a partir desta semana, para dar mais segurança à população.


Com objetivo de gerar mais segurança para a população receber os agentes do Programa Municipal de Controle do Aedes (PMCA) que vistoriam a área externa das residências, a partir de quinta-feira, 07/10, uma viatura da Guarda Civil (GC) começa a acompanhar as equipes nas ações casa a casa nos bairros. O PMCA é ligado à Secretaria Municipal de Saúde. Nesta quinta-feira, os bairros atendidos serão Jardim Caxambu, Jardim Elite, Verde, Campestre e Jardim Califórnia (confira dos demais dias abaixo).
Conforme relata o coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, o Tom, os agentes do PMCA enfrentam dificuldades para realizar a vistoria da área externa das residências para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya. Com o acompanhamento da GC, o objetivo é que os munícipes fiquem mais tranquilos para permitir a entrada dos agentes.
"Neste ano as recusas para entrar na residência aumentaram. Por estarmos em um contexto de pandemia e também de crise econômica, a população fica mais estressada e receosa, com medo de assaltos, por exemplo, porque indivíduos mal intencionados podem tentar se passar pelos agentes. Mas também estamos observando aumento significativo dos casos de dengue. Então com a ajuda da Guarda Civil esperamos que a população deixe os agentes entrarem, porque eles são as pessoas mais preparadas tecnicamente para orientar sobre como eliminar os criadouros do mosquito", afirma Campos, que lembra que os munícipes que não permitirem a vistoria por parte dos agentes receberão notificação e, caso persistam na recusa, receberão auto de infração no valor de R$ 1.141,00.

Para o comandante da Guarda Civil, Sidney Miguel da Silva Nunes, a parceria com o PMCA é muito importante para proporcionar mais segurança e credibilidade nas ações casa a casa frente à população. "Por isso nos colocamos à disposição para acompanhar todo o trabalho casa a casa, de abordagem e orientação, dando celeridade ao processo de informação e fiscalização dos possíveis criadouros do Aedes aegypti", avalia o comandante.


Casal Ester e Francisco Menegatti recebem agentes da dengue no bairro Jardim Elite - Foto Felipe Poleti-CCS



CASOS – Neste ano, até a sexta-feira, 1º/10, Piracicaba já registrou 5.275 casos de dengue, enquanto que no mesmo período de 2020 e 2019, respectivamente, foram registrados 1.332 e 4.078 casos. Os dados são da Vigilância Epidemiológica (VE).

"O mosquito transmissor da dengue é intradomiciliar, então está dentro das residências, por isso é fundamental a vistoria dos agentes do Programa Municipal de Controle do Aedes, além da manutenção rotineira por parte dos moradores para eliminar possíveis criadouros", reforça Campos.

De acordo com a VE, até 17/09, a região com maior incidência de casos de dengue é o Centro, com 1.558 casos, o que representa 29,7% do total de casos deste ano. Em seguida vem a região Norte, com 1.145 casos (21,8%); Leste, com 876 casos (16,7%); Sul, com 829 casos (15,8%); Oeste, com 612 casos (11,7%); e Rural, com 226 casos (43%).

AGENTES – O trabalho dos agentes no controle de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti no Município é pautado na segurança e confiança da população. Mesmo antes da parceria com a GC, o coordenador do PMCA lembra que os agentes do programa nunca atuam sozinhos e sempre estão devidamente identificados com uniforme e crachá, assim como os veículos da Prefeitura e da empresa terceirizada são identificados. Os agentes realizam a vistoria apenas na área externa das residências e usando máscara, em prevenção à Covid-19. Além disso, dias antes um carro de som vai até o bairro anunciar com antecedência a visita dos agentes para realizar a vistoria.

PROGRAMAÇÃO – De acordo com o PMCA, está programado que os agentes, no dia 08/10, estarão nos bairros Jardim Elite, Nova América e Jardim Califórnia. No dia 11/10, nos bairros Ondas, e Jupiá. No dia 13/10, nos bairros Glebas Califórnia, Morato, Castelinho e Jaraguá. No dia 14/10, nos bairros Morato e Jardim Planalto, Castelinho e Vila Cristina. No dia 15/10, nos bairros Jardim Planalto, São Jorge e Vila Cristina. No dia 18/10, nos bairros Planalto, São Jorge, Novo Horizonte e Vila Cristina. Nos dias 19/10 e 20/10, nos bairros São Jorge, Novo Horizonte e Vila Cristina. Nos dias 21/10 e 22/10, nos bairros Jardim Itapuã, Novo Horizonte e Vila Cristina. No dia 25/10, nos bairros Artemis e Vale do Sol. No dia 26/10, nos bairros Vale do Sol e Parque Piracicaba. O PMCA lembra, entretanto, que a programação está sujeita a alterações devido às condições climáticas e cronograma das equipes.

Deixe seu Comentário