Foto: Arquivo Pessoal
Especialista em saúde bucal
investe em atendimento humanizado para proporcionar mais segurança e conforto
durante as consultas e tratamentos.
Atenção, cuidado e empatia. Essa é a fórmula do atendimento
humanizado que vem sendo utilizada por muitos profissionais da odontologia e
ajudado os pacientes a perderem o medo. A experiência proporciona mais
segurança e conforto para iniciar o tratamento dentário. “Muitos usam o medo
para evitar a cadeira do dentista. Não é apenas uma desculpa, mas um gatilho
para os traumas causados em atendimentos passados”, explica o cirurgião
dentista, especializado em estética bucal e implantes dentários, Sidnei Goldmann.
O profissional, que é membro da Sociedade Brasileira de
Odontologia Estética e da Academia Americana de Osseointegração, diz que esse
tipo de atendimento envolve um comprometimento com o paciente, que tem início
desde a chegada ao consultório, um ambiente acolhedor, até o cultivo do relacionamento
mais próximo. “Conquistar a confiança requer tempo e paciência e isso vale para
qualquer tipo de relação. Então, por que seria diferente na minha área de
atuação? Vale a pena, pois é recompensador tanto para o profissional quanto
para o paciente. O mercado odontológico tem se tornado muito automatizado. Para
mudar esse cenário e desmistificar o medo do dentista, preciso entender quais
os motivos que fazem com que a pessoa se sinta insegura e ajudá-la. A razão
pode estar lá na infância, inclusive.”
O profissional cita uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2019 e
divulgada em setembro de 2020. “Ela apontou que dos 162 milhões de brasileiros
acima de 18 anos, 34 milhões perderam 13 dentes ou mais. E 14 milhões perderam
todos os dentes. Esses dados são alarmantes e tristes. Infelizmente, a maioria
das pessoas não sabe que as doenças bucais podem acarretar também outros tipos
de problemas à saúde, como os cardíacos, por exemplo”, comenta Goldmann.
Reconhecer as particularidades de cada paciente, respeitar seus
limites e começar com tratamentos menos complexos são algumas das alternativas
encontradas por Goldmann para conquistar a confiança do paciente e fazer com
que dê continuidade ao tratamento. “A primeira consulta é essencial. Converso,
explico o que será feito, entendo como foram os procedimentos anteriores.
Também invisto fortemente em equipamentos de qualidade, ambiente agradável,
inclusive com a música da preferência do paciente, além de muita calma. É
incrível acompanhar a mudança de quem confiou em mim para vencer mais esse
desafio”, finaliza.
Dr. Sidnei Goldmann atua
há mais de 20 anos na área de saúde bucal, é graduado em estética bucal,
especialista em implantes dentários, membro da Sociedade Brasileira de
Odontologia Estética e da Academia Americana de Osseointegração. Foi um dos
pioneiros no uso de facetas laminadas (iniciou em 1993) e no uso de aparelho
invisível para tratamento ortodôntico.