Fotos: Assessoria Fundação e Hospital Ilumina
-Campanha arrecada aproximadamente 100 mil reais-
O Rastreamento Ativo Organizado (RAO), programa inédito desenvolvido pela Associação Ilumina, em Piracicaba, teve durante o Outubro Rosa, números que revelam sua importância para salvar vidas e reduzir os custos dos sistemas público e privado de saúde.
Somente na carreta da Associação, que realizou 296 mamografias grátis na Estação Paulista, foram identificadas 17 mulheres que receberam atendimento especializado. Dez delas, apresentaram resultados alterados com laudos inconclusivos. Elas foram encaminhadas para fazer o complemento, com exames de ultrassom, e passar por consulta com mastologista. As outras 7 mulheres também foram encaminhadas para consulta, porque apresentaram sintomas na hora do exame.
O número de mulheres detectadas representa 5,7 por cento do total o que é muito expressivo, na avaliação da Dra. Adriana Brasil, médica e cabeça e pescoço, fundadora e Presidente do Conselho de Administração da Associação Ilumina. “São mais 17 mulheres que fizeram diagnóstico precoce e que podem ter suas vidas salvas. Além disso, a constatação representa uma economia para os sistemas de saúde. A prevenção e o diagnóstico precoce do câncer custam 17 vezes menos que tratamentos e cirurgias”, explicou a especialista.
“Um milhão de amigos”
No dia 8 de outubro, a Associação Ilumina lançou a Campanha “Eu quero ter um milhão de amigos”, para arrecadar recursos para a folha de pagamentos dos cerca de 100 funcionários da instituição. A folha de pagamentos mensal é de 270 mil reais. A meta é arrecadar essa quantia para manter o Hospital e a carreta em pleno funcionamento. Em 22 dias de arrecadação a Associação recebeu aproximadamente 100 mil reais de 2473 doadores.
Como doar para o Hospital Ilumina:
Depósito na Caixa Econômica Federal Agência 3428 conta corrente 134-1 Operação 003
ou pelo Pix 10.281.182/0001-70
Valor mínimo sugerido: R$ 9,00