Foto: Danilo Telles/ Rádio Metropolitana de Piracicaba

O acordo foi feito na manhã desta quarta-feira (03), entre os astrônomos, familiares do fundador Elias Salum e o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP).

Astrônomos entregaram todo o conteúdo que estava na cápsula do tempo, colocada dentro da Pedra Fundamental, ou seja, desde 15 de Julho de 1992, em 2022 completam 30 anos, além de documentos, foram entregues plantas, projetos, ofícios, placas de bronze e outros objetos. Participaram da entrega, Nelson Travnik que veio de Campinas (SP) para oficializar este momento, Sérgio Mantelatto, engenheiro eletrônico, astrônomo amador e ex-voluntário durante 4 anos no Observatório,  Warner Beranger, astrônomo amador e voluntário do Observatório há mais de 20 anos, além da filha de Elias Salum, fundador do Observatório, Eliane Pires Salum e o presidente do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), Pedro Vicente Ometto Maurano, que recebeu todo esse acervo.


Foto: Danilo Telles/ Rádio Metropolitana de Piracicaba

Já sobre os documentos, o presidente do IHGP, Pedro Vicente Ometto Maurano, disse que vai se reunir com a diretoria do instituto para dar ciência da guarda provisória do material e que na sequência, será agendada uma reunião com representantes da Prefeitura de Piracicaba para conversar sobre a questão. “Se a decisão oficial for para que o IHGP seja de fato o guardião deste material, assim o faremos com o maior prazer”.


Pedro Maurano, Nelson Travnik e Eliana Salum, na mesa itens entregues ao IHGP - Foto: Danilo Telles/ Rádio Metropolitana de Piracicaba

O ex-diretor do observatório, Nelson Travnik, foi quem decidiu por retirar os documentos do prédio depois que a unidade foi desativada. Muito emocionado ele falou com a voz embargada com a repórter da Metropolitana “Para retirar o telescópio que ficava na parte alta, a cobertura teve que ser removida. Sendo assim, a estrutura da unidade ficou desprotegida das intempéries do tempo. Certamente a Pedra Fundamental sofreria com infiltrações das águas da chuva e os documentos corriam sérios riscos. Por isso decidimos retirá-los”. Travnik completa bastante emocionado “É uma sensação e uma satisfação quase que inesquecível que estou tendo aqui, vendo a entrega provisória destes documentos, sobre o pensamento e a memória dessa pessoa extraordinária que foi o professor Dr. Elias Salum, estou muito emocionado, Salum foi o fundador do Observatório e da Associação dos Amadores de Astronomia de Piracicaba, é um momento histórico e que não será esquecido pelos piracicabanos”.


Warner Beranger, Astonômo amador e voluntário há mais de 20 anos do Observatório - Foto: Danilo Telles/ Rádio Metropolitana de Piracicaba

Na entrevista, a filha de Elias Salum, fundador do Observatório Eliana Salum, também muito emocionada falou da importância do IHGP em receber esses documentos “É uma emoção muito grande, fico feliz por serem guardados aqui e no que depender de mim ele jamais será esquecido, porque o que ele fez por Piracicaba não há o que pague neste mundo, eu agradeço muito por ter tido esse pai maravilhoso que ele foi”.


Eliana Salum, filha do fundador do Observatório professor Dr. Elias Salum - Foto: Danilo Telles/ Rádio Metropolitana de Piracicaba

Pedro Maurano do IHGP reforçou da parceria com o Obsvervatório, “Somos irmão do Observatório por parte de pai, o nosso pai é o mesmo, o professor Dr. Elias Salum, um grande idealista e que nasceu em Piracicaba, então ele nos encantou com suas ideias e com seus conceitos, entre elas o IHGP em 1967 no governo de Luciano Guidotti e em 1992, depois de muito trabalho do Dr. Elias saiu o Observatório Astronômico de Piracicaba”, e Maurano concluiu dizendo sobre o trabalho de Travnik, “Eu me sinto um pouco em débito e triste, não só pelo momento que estamos atravessando mas, por eu não ter prestado mais atenção no trabalho do professor Dr. Nelson, eu deveria ter prestado mais atenção”.


Foto: Danilo Telles/ Rádio Metropolitana de Piracicaba

Para Travnik, nada mais natural que o IHGP receba os documentos, afim de que sejam preservados e fiquem à disposição de pesquisadores. No entanto, Pedro Maurano enfatizou que, por se tratar de um bem público, a decisão final sobre a guarda do material deve ser do governo municipal.


Foto: Danilo Telles/ Rádio Metropolitana de Piracicaba

Sem verba desde julho deste ano, a prefeitura decidiu por fechar o local dedicado à educação e ciência com a pretensão de mudar o Observatório de lugar. Questionada através de e-mail pela redação da Rádio Metropolitana sobre o novo projeto, se existe e como está o desenvolvimento, previsão de datas e licitações, a comunicação da Prefeitura respondeu que está avaliando algumas opções para instalações de um novo Observatório. 

Foto: Danilo Telles/ Rádio Metropolitana de Piracicaba

Deixe seu Comentário