A aeronave parada na pista de
Viracopos - Foto: Aeroin
Jato que teve problema no domingo voltou a ter pane
em voo nesta quarta-feira e retornou a Campinas (SP).
No último domingo, 7 de novembro, acompanhamos o problema em voo do Boeing 767-300F da canadense Cargojet, que partiu do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), porém, ainda sobre o interior do estado de São Paulo, precisou fazer uma descida rápida para uma altitude de voo mais baixa em função de um problema no sistema de pressurização.
A situação, apesar de completamente dentro dos procedimentos padrão da aviação para uma pane como esta, causou medo em muitos moradores da cidade de Piracicaba (SP), que se assustaram com o avião sobrevoando a região por longo tempo a baixa altura, enquanto consumia parte de seu combustível para ficar mais leve antes de retornar ao aeroporto campineiro.
Depois de algum tempo, o Boeing 767 cargueiro pousou em segurança em Viracopos, e permaneceu em solo até esta quarta-feira, 10 de novembro, em decorrência dos procedimentos de manutenção que se fizeram necessários.
Porém, parece que a intervenção de manutenção não foi capaz de resolver o problema, ou alguma outra pane de natureza semelhante pode ter ocorrido. Nesta tarde, o avião partiu às 15h48 e, novamente ainda sobre o interior de São Paulo, voltou a fazer uma descida rápida, para o nível de 9 mil pés, e retornar na direção do aeroporto de origem.
No momento da publicação desta matéria, o jato sobrevoava o interior paulista e o pouso no Aeroporto de Viracopos foi acompanhado no vídeo abaixo, que mostra a câmera ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo“.
Atualização: às 17h17, o pouso foi executado, porém, ao contrário do domingo, os pilotos solicitaram acompanhamento de caminhões de bombeiros. Eles pararam o jato na pista e pediram a aproximação dos veículos. Com a aeronave na pista, o aeroporto de Viracopos ficou impraticável, e aviões que chegavam desviaram para outros aeroportos ou aguardaram em órbitas de espera em voo. Um veículo rebocador foi chamado para retirar o Boeing 767 da pista. Às 17:53, o avião foi movido da pista e, pouco depois, as operações foram normalizadas.
Momento do pouso da aeronave:
Aeroporto ao vivo, veja abaixo.