Foto: Reprodução/ Facebook

Aluno e instrutor estavam no monomotor, que teve intercorrência ainda não explicada.

Um  avião monomotor  com duas pessoas tombou ao pousar no aeroporto Pedro Morganti em Piracicaba (SP) na tarde desta terça-feira (16/11). Estavam na aeronave um aluno e um instrutor de voo: ambos não sofreram ferimentos graves.

A aeronave.

 

A aeronave teve bico, hélice, parte da calda e do trem de pouso danificados, em uma primeira verificação. O monomotor é um Piper J3 fabricado em 1950, de matrícula PP-GKQ, pertencente ao Aeroclube de Rio Claro (SP), comumente usado em aulas.

 

Inicialmente não há nenhum problema com a documentação do monomotor, o que ainda será avaliado com maior critério.

 

A equipe de jornalismo entrou em contato com o CENIPA – (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), que respondeu com a seguinte nota: 


Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), localizado em São Paulo (SP), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados para realizar a coleta de dados da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PP-GKQ, que aconteceu nesta terça-feira (16), em Piracicaba (SP).

O objetivo das investigações realizadas pelo CENIPA é prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir todos os fatores contribuintes.



Foto: Reprodução/ Facebook

Entramos em contato também com a Prefeitura de Piracicaba, que respondeu com a seguinte nota: A Prefeitura informa que, na tarde de ontem, terça-feira, (16/11), por volta das 17h30, uma aeronave modelo Piper J3, pertencente ao Aeroclube de Rio Claro, capotou durante a aterrissagem no Aeroporto Municipal Pedro Morganti.

A aeronave era conduzida por um instrutor de voo e seu aluno. Não houveram vítimas. Segundo o diretor do Aeroporto, Marcelo Kraide, o incidente aconteceu porque a nave pilonou durante a aterrissagem, termo técnico utilizado quando o piloto freia com as duas rodas da frente, fazendo com que a traseira da aeronave levantasse, causando o capotamento.
Após a liberação do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), a aeronave foi retirada da pista por volta das 21h.

Deixe seu Comentário