Oficina e roda de carimbó com Fiofhó

A proposta desta ação cultural tem como objetivo a promoção e apresentação das danças populares da região Norte, especificamente o ritmo “carimbó” tão difundida em Belém do Pará e desconhecida do resto do Brasil.

O personagem Fiofhó de Belém, interpretado pelo ator Elson de Belém, DRT 0040533 SP será o condutor das ações propostas nesta produção.

Sobre o idealizador

Desde 2014 Elson de Belém, ator, produtor cultural, radialista, colunista, vem difundindo a cultura amazônica através dos seus trabalhos em Piracicaba e região. Sentiu necessidade de criar o projeto “Tarubá” que nasceu com objetivo de apresentar e oportunizar a abertura da cultura nortista, mas especificamente o que é produzido em Belém do Pará, como as famosas lendas e as danças e ritmos como o famoso carimbó, que se tornou patrimônio cultural paraense. O Projeto Tarubá já apresentou diversas ações nas escolas e instituições, assim como a dança do carimbó foi apresentado em eventos culturais no estado de São Paulo. Trouxe artistas paraenses para se apresentarem em Piracicaba como os cantores Pedrinho Callado, Jeanne Darwiche e a dançarina Cecilia Mani Carimbó.


Sobre a convidada

Projeto Mani Carimbó Oficina "Dança do Carimbó”, Cecilia Farias

 

A Oficina, proposta faz parte do Projeto Mani Carimbó, idealizado pela focalizadora de Danças Amazônicas Cecilia Farias/Cecilia Mani.

 

Ementa

Esta oficina visa mostrar o que compõe o ritmo da dança amazônica Carimbó de forma a possibilitar ao participante conhecer sobre os Mestres Carimbozeiros, sobre os instrumentos utilizados na música e a experiênciar os passos da dança em uma roda de carimbó.



 

Objetivo

 

§  Promover a difusão e o intercâmbio cultural com as formas expressivas das Danças Amazônicas/carimbó 

§  Incentivar a divulgação e a valorização da cultura popular da região Norte do Brasil e o resgate das danças tradicionais dessa região.

§  Possibilitar a imersão nas linguagens e vivências dos ritmos, cantos e das danças amazônicas/carimbó.

 

Programação: A oficina é composta por conteúdo teórica e prático


1.  A origem do Carimbó: ritmo, música e dança

2.  Falando sobre os Mestres Carimbozeiros

3.  Os instrumentos do Carimbó

4.  A indumentária da dança

5.  Os passos da dança

6.  A roda Carimbozeira

 

Trajetória profissional:

Farmacêutica, terapeuta corporal e holística, dançarina e oficineira de danças amazônicas.  Tem em sua formação e atuação em dança do ventre, biodanza e bioenergética, dança cigana, danças circulares, danças brasileiras e danças dos povos. Participou de cursos de danças circulares na Cirandda da Lua, na UNIPAZ, na UMAPAZ, no Projeto Dançar a Vida - Recriar o Mundo pelas Danças Circulares do Mana Mani e no Projeto Ser Focalizador Arte e Oficio. Tem em sua formação os cursos de Projetos Culturais pela Casa de Cultura Chico Science e Gestão e Empreendedorismo Cultural pela Casa de Culturas Negras do Jabaquara. Foi integrante do Grupo Carimbó Pai D’égua como dançarina, oficineira e do Núcleo de Coordenação. Ministrou oficinas de Carimbó e outras danças amazônicas no Projeto Faces da Cultura Popular Brasileiras no Espaço Cultural Lélia Abramo e como convidada no Grupo Luna Danças na Casa de Cultura Chico Science e na Tenda da Soso e no projeto Vivência Percussiva do Mestre Flavio Gama. Idealizadora do Projeto mani carimbo onde ministra as oficinas e faz apresentações em eventos e festivais da cultura popular para contribuir com difusão e valorização da cultura popular da região Norte. Recebeu as premiações: Troféu Galo de Ouro 2019 –Exponordeste 2019/2020 pela TV Estado, como Destaque Dançarina de Carimbó, o troféu Turismo de Negócio “Exponordeste 2019”, pela CBTUR Brasil/Top Sustentabilidade na Categoria Dança de Carimbó e o troféu Turismo de Negócio “Jockey Club de São Paulo” na Categoria Top Belly Dance Carimbó.       

A culminância deste evento será com apresentação de uma grande roda de carimbó com a participação do público presente.




Serviço:

Data: 24/11/2021 (quarta feira)

Horário: 17 h

Duração: 2 horas

Local: Armazém Maria Dirce Camargo – Estação da Paulista

Entrada franca ou 1 L de leite em prol da Casa do Bom Menino

 

Realização

Semac – Secretária Municipal de ação cultural

 

Organização

Projeto Tarubá/Pirarazzi entretenimento

 

Apoio

Radio Metropolitana

Portal Nova 15

A tribuna Piracicabana

Dona Mara culinária artesanal



Por: Enzo Oliveira/ Radialista Redator RMPTV

Deixe seu Comentário