Foto: CCS/ Prefeitura de Piracicaba

Evento foi realizado hoje, 23/11, no Teatro do Engenho

Estreitar as relações entre as secretarias de Obras dos municípios da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP), expondo os problemas comuns à gestão pública, ao mesmo tempo em que se buscam soluções conjuntas para o desenvolvimento da região como um todo. Essa foi a tônica do 1º Encontro das Secretarias de Obras da Região Metropolitana de Piracicaba, realizado hoje, 23/11, no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central.

O evento, que reuniu 50 representantes de 16 municípios da RMP, contou ainda com a participação do prefeito Luciano Almeida, do secretário de Obras Paulo Ferreira da Silva, do presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba, Luis Chorilli Neto, do presidente do Crea-SP, Vinicius Marchese e do vice-presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Acácio Godoy.

Foto: CCS/ Prefeitura de Piracicaba

De acordo com Luciano Almeida, o networking está sendo fundamental para o desenvolvimento regional na execução de projetos de infraestrutura. Ele citou como positivo o caso da Prefeitura de Cordeirópolis, que criou o Núcleo de Ações Estratégicas (NAE), responsável por realizar especificamente um trabalho de fomento a programas, emendas e recursos que são aplicados no município, atendendo a demandas da secretaria de Obras e de outras Pastas.

Paulo Ferreira da Silva lembrou que a RMP está situada numa das áreas de maior desenvolvimento do país, portanto, nada mais natural do que a troca de informações para o fortalecimento geral da região. Ele frisou que existem problemas comuns que precisam ser discutidos, como a necessidade de maior agilidade nos processos licitatórios, a manutenção das cidades, um banco de projetos para conseguir emendas parlamentares, melhoria da malha viária e preparação para enfrentar a crise hídrica.

Foto: CCS/ Prefeitura de Piracicaba

"Podemos também compartilhar o nosso exemplo bem-sucedido da construção modular, adotado para a edificar o anexo da UPA Piracicamirim, um sistema mais rápido, de excelente qualidade e manutenção baixíssima", destacou o secretário.

No período da tarde a programação do encontro contou com as palestras do presidente do Crea/SP, Vinícius Marchese, do secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, e da representante do Tribunal de Contas do Estado, Sílvia Guedes.

Foto: CCS/ Prefeitura de Piracicaba


Por: Enzo Oliveira/ Radialista Redator RMPTV

Deixe seu Comentário