Fotos: Divulgação

Após a morte de uma criança de cinco anos picada por escorpião, a UPA Vila Cristina volta a ser alvo de reclamação de usuários, dessa vez uma menina de apenas nove anos precisou passar por uma cirurgia no Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba, após médicos da UPA não descobrirem o caso.

Maria Eduarda Souza, reclamou com a mãe após tocar na fanfarra da escola no dia 18 de agosto, Roseli Faria de Souza foi até a escola para tentar entender o que poderia ter acontecido.

O que disse a mãe Roseli:

“Tudo começou no sábado dia 19 de agosto, quando fomos até a UPA, a Maria sentia muita dor, queimação e a mão já estava inchada, o médico receitou medicamentos para tomar em casa e aplicou uma injeção de Benzetacil.

Na segunda-feira (21), como não teve nenhuma melhora, procurei novamente a UPA, dessa vez um outro médico atendeu e receitou medicamentos para casa e aplicou uma injeção de dipirona com cetoprofeno, ele me informou que se caso voltássemos lá, ele iria pedir a internação da Maria. Terça-feira (22), fui de novo na mesma UPA, a Maria Eduarda pedia para colocar a mão dentro da geladeira de casa e ela estava com muita dor na mão e começou a subir pro braço, então eu questionei o médico sobre a internação e ele disse que se internasse minha filha, os médicos de lá (hospital) iriam fazer o mesmo que ele estaria fazendo ali na UPA.”

Questionamos a mãe sobre a ida dela até a Santa Casa de Piracicaba, o que a levou tomar essa atitude e quando isso aconteceu.

“Eu já não aguentava mais minha ver minha filha sofrer daquele jeito, resolvi correr com ela quinta-feira (24) na Santa Casa, chegando lá o guarda já chamou as enfermeiras e os médicos, fui atendida rapidamente e foi onde levei um susto muito grande, eles disseram que Maria Eduarda precisaria passar por cirurgia imediatamente, parte da mão já estava necrosando. Se não fossem os médicos e as enfermeiras, não sei o que aconteceria com ela, eu só tenho que agradecer a Santa Casa e as equipes.”



Roseli Faria de Souza, mãe da menina - Foto: Enzo Oliveira


Atualização do caso de Maria Eduarda:

Após sete dias internada na Santa Casa de Piracicaba, ela recebeu alta na manhã desta quinta-feira (31), os resultados do exame mostraram que se tratava de uma bactéria e que ela poderia continuar o tratamento em casa, novos exames serão realizados em breve e continuaremos acompanhando este caso.

O que disse a Prefeitura de Piracicaba:

RESPOSTA - A Secretaria de Saúde informa que a paciente esteve na UPA Vila Cristina no dia 19/08, acompanhada pelo irmão, que relatou que a menina já estava dores na mão direita há aproximadamente sete dias. A criança passou pela triagem, recebeu atendimento médico e foi medicada na unidade.

Nos dias 21 e 22/08, a menina retornou ao atendimento, dessa vez acompanhada pela mãe, foi triada pela equipe, passou pelo médico, fez exames e recebeu medicação.

A Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba, informa que, existe uma comissão de fiscalização interna que avalia tecnicamente as ações, procedimentos e atendimentos promovidos pela OSS dentro da unidade da UPA Vila Cristina.

Texto: Danilo Telles/ Jornalista RMPTV

Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista e redator RMPTV

Deixe seu Comentário