Fotos:
Reprodução/ Redes Sociais
O Secretário Municipal de Educação de Piracicaba, Bruno Roza, teria gerado controvérsias ao supostamente ameaçar servidores por meio de comentários nas redes sociais. Em um post publicado pelo Canal de Piracicaba, onde o prefeito de Piracicaba Luciano Almeida, elogiou os avanços na educação do município, no entanto, alguns internautas discordaram alegando que a situação real da educação apresenta diversos problemas.
Diante disso, alguns servidores expressaram suas opiniões nos comentários, sendo que o Secretário, em resposta, escreveu de forma inquietante: "PASSEI POR AQUI PARA VER ALGUNS COMENTÁRIOS. ESTOU DE OLHO". Essa postura do Secretário após as críticas dos profissionais foi interpretada como agressiva e ameaçadora. Nossa equipe conversou com alguns deles.
Em março deste ano, a Secretaria Municipal de Educação lançou uma campanha institucional contra o assédio moral no ambiente de trabalho. Voltada para o público interno da SME, a iniciativa foi realizada em parceria com a Corregedoria Geral do Município. A campanha envolveu ações de conscientização com a divulgação de informações e conceitos relacionados ao assédio, bem como sobre o canal de denúncia disponível para os servidores públicos municipais da Educação.
Em busca de esclarecimentos, a equipe da TV Metropolitana procurou o Sindicato dos Municipais de Piracicaba, que respondeu com a seguinte nota. “Com a proximidade do período eleitoral, assim como no cotidiano político da cidade, é importante que todo cidadão esteja atento e acompanhando o que acontece no município e, caso queiram, também expressem suas opiniões e impressões. O servidor, antes de sê-lo, é um cidadão. O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba e Região, se coloca à disposição de qualquer servidor que se sinta lesado ou coibido por seu direito de expressão para que sejam tomadas as devidas providencias. Denuncie. Contatos: (19) 3403-1818/ 99705-8280".
Por outro lado, a prefeitura não se manifestou até
o momento em resposta aos questionamentos feitos.
Texto:
Danilo Telles/ MTV
Publicação:
Enzo Oliveira/ MTV