Foto: Enel/ Divulgação
Desde o final do ano passado,
a capital do estado convive com episódios constantes de falta de energia.
A Secretaria Nacional do
Consumidor (Senacon) aplicou uma multa de 13 milhões de reais à Enel por conta
das sucessivas falhas na prestação de serviço em São Paulo.
A decisão foi publicada na
edição desta terça-feira 4 do Diário Oficial da União (DOU). O valor total é de
R$ 13.076.441,04.
Esse é o valor máximo que pode
ser aplicado pela Senacon. Segundo o órgão, a decisão considera “a gravidade da
prática infrativa, a extensão do dano causado aos consumidores, a vantagem
auferida, a condição econômica da empresa e os princípios da razoabilidade e da
proporcionalidade”.
Em novembro do ano passado,
por exemplo, moradores de São Paulo chegaram a ficar mais de 48 horas sem luz
após um temporal na região.
Ao longo deste ano, vários
outros episódios de falta de energia foram registrados, o que ampliou as
reclamações contra a empresa.
No final do mês passado, o
ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, chegou a tratar do caso,
dizendo que “ou a Enel prova que mudará ou sai do Brasil”.
Texto: Carta Capital
Publicação: Enzo Oliveira/ MTV