Foto: Divulgação

Após recusa de Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste inaugurou o pioneiro hospital veterinário público da região. O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, recebeu o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras autoridades nesta sexta-feira (14), para a cerimônia de abertura do “Meu PET – Clínica Veterinária”. Localizado na Avenida Prefeito Isaías Hermínio Romano, 467, no bairro Souza Queiroz, o espaço será o primeiro hospital veterinário público da região.

O Meu PET oferecerá uma variedade de serviços gratuitos para cães e gatos, incluindo consultas clínicas, cirurgias, exames de ultrassom, raio-x, endoscopia, laboratório de análises clínicas, setor de urgência e emergência, além de oferecer serviços de vacinação, castração e adoção responsável.

Com uma área construída de 565 m², a unidade conta com salas cirúrgicas, de medicação, internação e equipamentos de ponta para atender animais domésticos da região.

O investimento total, incluindo obras e equipamentos, foi de R$ 6 milhões, demonstrando o compromisso com o bem-estar dos animais na comunidade.

Porque Piracicaba não recebeu o Hospital e foi transferido para Santa Bárbara D’oeste, entenda:
O Prefeito de Prefeitura, Luciano Almeida, apontou inviabilidade econômica e suspendeu a parceria em agosto de 2021 com estado para implantar hospital veterinário em Piracicaba.

Cidade não foi incluída em nova fase do programa Meu Pet, que prevê contrapartidas de administrações municipais. Prefeitura disse há época que estaria finalizando programa com série de ações voltadas ao bem-estar animal, mas algumas ações ainda não aconteceram.

Naquele ano, o assunto repercutiu na Câmara Municipal. E o parlamentar Pedro Kawai (PSDB) chegou pedir esclarecimentos à prefeitura.

Em março de 2021, apuramos que um veículo para castração de animais, comprado por R$ 172 mil - parte do montante destinado via emenda parlamentar -, seguia sem funcionar, dez meses após seu recebimento. À época, a prefeitura informou que não ocorreu a ativação devido à pandemia e necessidade de equipá-lo.

Procuramos a administração para comentar e não recebemos retorno, o espaço continua aberto.

Texto: Danilo Telles/ MTV

Publicação: Enzo Oliveira/ MTV

Deixe seu Comentário


Roseli - 19/06/2024 16h40
Precisando de mais hospitais veterinários públicos consultas e cirurgias exames estão muito alto nem todos podemos estar salvando nossos cãozinhos os animaizinhos eu estou passando por isso está muito caro