Foto: Reprodução

A CETESB agiu imediatamente ao receber, no domingo (7), as primeiras denúncias sobre o odor alterado do Rio Piracicaba e a mortandade de peixes, enviando equipes técnicas para coletar amostras e vistoriar o local.

Neste mesmo dia foi solicitado à empresa concessionária da UHE Salto Grande, em Americana, o aumento do vertimento de águas do reservatório. O Rio Piracicaba recebeu, portanto, um incremento de volume de água com oxigênio dissolvido, o que contribuiu para a diluição da carga poluidora, sem interferência no sistema que garante o nível necessário de água na represa.

No dia 8, a CETESB localizou a fonte poluidora, que causou a mortandade de peixes, interrompeu o descarte irregular de resíduo industrial e iniciou as análises das amostras coletadas para definir as punições cabíveis, que incluem multa gravíssima e encaminhamento para apuração de crime ambiental, além de ajustes de conduta por parte da Indústria São José S/A Açúcar e Álcool, com exigências técnicas que ainda serão definidas com base no relatório que está sendo preparado pela CETESB e será publicado até o fim desta semana.

No dia 09, equipes da CETESB monitoraram a operação da usina São José S/A Açúcar e Álcool, responsável pelo problema, para evitar novos despejos, e exigiram que fosse feita a limpeza dos resíduos empoçados em alguns trechos do rio, o que está sendo feito.

A CETESB monitora a qualidade da água por meio do SIMQUA, Sistema de Monitoramento da Qualidade da Água. Já na tarde do dia 09, a sonda instalada na estação automática de Piracicaba apontava uma recuperação considerável na quantidade de oxigênio dissolvido (de 0 para 2,65 mg/l e 2,72mg/l, indicando melhora a cada período), condições mais favoráveis para a sobrevivência dos peixes. Junto com o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) a CETESB instalará uma segunda sonda de monitoramento automático da qualidade da água no trecho, a fim de aprimorar as análises e fornecer subsídios para o reforço da fiscalização na região.

Texto: Danilo Telles/ MTV

Publicação: Enzo Oliveira/ MTV

Deixe seu Comentário