Foto: Divulgação

A Prefeitura de Piracicaba iniciou nesta sexta-feira (19), a retirada dos peixes mortos das lagoas do Tanquã, atingido pela descarga irregular de resíduos no rio Piracicaba. As toneladas de peixes de várias espécies, entre dourados, mandis, curimbatás, que ficaram presas na água, em meio à vegetação, começaram a ser retiradas com a ajuda de maquinário, entre eles dois tratores aquáticos, além de embarcação de areia, escavadeira e retroescavadeira e barcos menores, em uma megaoperação, nomeada de Pindi-Pirá, peixe limpo em Tupi-guarani.

Participam da operação as secretarias municipais de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), Governo, Obras e Zeladoria e a Defesa Civil, com colaboração da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) - que identificou como causadora do descarte irregular a Usina São José -, e coordenação da Polícia Militar Ambiental, que cedeu barcos e pessoal. A Cetesb calcula que o número toral de peixes mortos chega a 50 mil, desde o dia 07/07.

A operação de retirada começou por volta das 11h de hoje. A Prefeitura faz uso de dois tratores aquáticos. Esses tratores retiram o material – peixes mortos – do rio, transferem para uma embarcação de areia, cedida pelo Porto de Areia Graminha. Depois de cheia, a embarcação segue para rampa montada na Chácara Estrela, do pescador José Benedito Veronez, o Paraná, que auxilia na operação desde o início. Depois, os peixes são retirados da embarcação com uma escavadeira e uma retroescavadeira os coloca em caminhões da Ambiental, empresa terceirizada da Prefeitura de Piracicaba, que leva o material até o aterro sanitário, em Piracicaba, para descarte correto. A Prefeitura montou no mesmo local, a Chácara Estrela, um ponto de apoio com infraestrutura para seguir com a operação Pindi-Pirá.

Questionamos a prefeitura sobre a contratação desses serviços, se a empresa irá arcar com todos os custos operacionais, de pessoal e de manutenção, ainda não recebemos retorno da administração, o espaço continua aberto para manifestações.

Texto: Danilo Telles/ MTV

Publicação: Enzo Oliveira/ MTV

Deixe seu Comentário