Foto: IPEM/ SP
Na última quinta-feira (1º), a
Prefeitura de Piracicaba (SP) publicou no Diário Oficial a aprovação do
Consórcio Pira Segura para a instalação de 50 novos radares de fiscalização de
trânsito. A medida, que visa ampliar a vigilância nas vias da cidade, levanta
preocupações entre os cidadãos sobre a eficácia e o impacto financeiro da
iniciativa.
A licitação para esse serviço
foi aberta em 8 de maio, mas o edital não apenas prevê a locação e operação de
equipamentos para o controle de velocidade, mas também a fiscalização de avanço
de sinal vermelho e circulação de caminhões. O valor estimado para essa
contratação é alarmante: R$ 11,7 milhões, com um contrato de apenas 12 meses,
mas com possibilidade de prorrogação. Para muitos, esse investimento poderia
ser utilizado em melhorias na infraestrutura viária ou em outras áreas mais
urgentes.
A aprovação do consórcio foi
realizada após uma análise da documentação técnica e parecer da Comissão de
Avaliação, mas agora se abre um prazo de três dias para possíveis recursos de
outros concorrentes. Caso não haja contestações, a licitação seguirá para a
fase de conclusão, sem garantias de resultados efetivos.
Atualmente, Piracicaba já
conta com 67 faixas de fiscalização eletrônica, e com a nova abordagem, o
número saltará para 120, o que levanta questões sobre a eficácia de tantas
câmeras em vez de abordagens educativas no trânsito. Enquanto a frota de veículos
na cidade já ultrapassa 348 mil, sem contar os não registrados e os veículos de
passagem, a prefeitura parece optar por métodos de fiscalização que podem gerar
mais receitas por meio de multas em vez de soluções reais para o aumento do
tráfego e da segurança.
Os novos radares estão
previstos para serem instalados em várias avenidas, como a Avenida Pádua Dias,
Avenida Centenário e Avenida Dr. Paulo de Moraes, entre outras. A crescente
frota – que cresce cerca de 3% anualmente, de acordo com dados da Semuttran –
sugere que uma abordagem proativa no trânsito é necessária, mas a resposta da
prefeitura indica um foco em penalizações.
Após essa decisão, muitos
cidadãos estão se perguntando: será que essa é realmente a melhor solução para
os problemas de trânsito de Piracicaba? A insatisfação é visível, e o
pensamento de que recursos poderiam ser melhor alocados para iniciativas que realmente
melhorem a circulação e segurança nas vias está claro. A comunidade permanecerá
atenta a essa questão, na esperança de que vozes críticas sejam ouvidas e que
soluções de trânsito mais adequadas sejam implementadas. Nos últimos meses é
visível a falta de agentes de trânsito em obras e ocorrências na cidade, à TV
Metropolitana vem questionando reiteradamente sobre a falta de agentes e
constantes congestionamentos e lentidão pela cidade, mas todas sem respostas.
Confira os endereços:
Av. Pádua Dias, próximo à Rua
Santos Dumont
Av. Centenário, 900 (Shopping)
Av. Corcovado, 915
Av. Corcovado, 915 (oposto)
Av. Dr. Paulo de Moraes,
próximo à Rua Prof. Silvio A. de Souza
Av. 31 de Março, próximo ao nº
780
Av. Vollet Sachs, próximo à
Rua Eça de Queiróz
Av. Antonio Fazanaro, 165
metros após Av. Rio das Pedras
Av. 31 de Março (entre Av.
Água Branca e Av. Independência)
Av. Rio das Pedras, 518
Av. Rio das Pedras, 611
Av. Independência - entre R.
Saldanha Marinho e R. Campos Sales
Av. Armando de Salles
Oliveira, altura do nº 924
Av. Alberto Vollet Sachs
Av. Cássio Paschoal Padovani
Av. Brasilia, 1078
Av. Centenário (sentido
shopping)
Viaduto Francisco Jesuíno
Avanzi (SP-340/ Rio Claro)
Viaduto João Carmignani
(Babico)
Rua Gioconda Fiorim Oriani,
próximo à Av. Rui Barbosa
Av. Armando Dedini, em frente
ao Shopping Piracicaba
Av. Armando Dedini, em frente
ao Shopping Piracicaba (oposto)
Av. Independência, próximo à
Rua Barão do Piracicamirim
Av. 1º de Agosto, próximo ao
nº 343 (Motocana)
Av. Fioravante Cenedesi
(Ártemis) - antes da ponte
PIR 330 - sentido Santana/
SP-308 (dois sentidos)
Av. Dr. Paulo de Moraes, 374
Av. Com. Luciano Guidotti
Av. São Paulo
Av. Monsenhor Martinho Salgot
Av. Limeira
Av. Prof. Alberto Vollet Sachs
Av. Pádua Dias (após rotatória
da Esalq)
Av. Cassio Paschoal Padovani
Av. Independência x Rua
Cristiano Cleopat
Av. Armando de Salles Oliveira
x Rua XV de Novembro
Rua Benjamin Constant x Av.
Dr. Paulo de Moraes
Av. Dona Francisca x Av. Barão
de Serra Negra
Av. Prof. Alberto Vollet Sachs
x Av. Rio das Pedras
Av. Independência, próximo ao
nº 1273
Av. Limeira x prolongamento da
Av. Armando Dedini
Av. Limeira x prolongamento da
Av. Monsenhor Martinho Salgot
Av. Rio das Pedras x Rua Bruno
Ferraioli
Av. Armando de Salles Oliveira
x Avenida Torquato da Silva Leitão
Av. Armando de Salles Oliveira
x R. Regente Feijó
R. Dom Pedro I (Antes da Av.
José Micheletti)
Av. Dr. Paulo de Moraes x R.
da Glória
Av. Raposo Tavares x R.
Iguatemi
Av. Independência
Av. 31 de Março x Av. Independência
Texto: Danilo Telles/ MTV
Publicação: Enzo Oliveira/ MTV