Foto: IPEM/ SP

Na última quinta-feira (1º), a Prefeitura de Piracicaba (SP) publicou no Diário Oficial a aprovação do Consórcio Pira Segura para a instalação de 50 novos radares de fiscalização de trânsito. A medida, que visa ampliar a vigilância nas vias da cidade, levanta preocupações entre os cidadãos sobre a eficácia e o impacto financeiro da iniciativa.

A licitação para esse serviço foi aberta em 8 de maio, mas o edital não apenas prevê a locação e operação de equipamentos para o controle de velocidade, mas também a fiscalização de avanço de sinal vermelho e circulação de caminhões. O valor estimado para essa contratação é alarmante: R$ 11,7 milhões, com um contrato de apenas 12 meses, mas com possibilidade de prorrogação. Para muitos, esse investimento poderia ser utilizado em melhorias na infraestrutura viária ou em outras áreas mais urgentes.

A aprovação do consórcio foi realizada após uma análise da documentação técnica e parecer da Comissão de Avaliação, mas agora se abre um prazo de três dias para possíveis recursos de outros concorrentes. Caso não haja contestações, a licitação seguirá para a fase de conclusão, sem garantias de resultados efetivos.

Atualmente, Piracicaba já conta com 67 faixas de fiscalização eletrônica, e com a nova abordagem, o número saltará para 120, o que levanta questões sobre a eficácia de tantas câmeras em vez de abordagens educativas no trânsito. Enquanto a frota de veículos na cidade já ultrapassa 348 mil, sem contar os não registrados e os veículos de passagem, a prefeitura parece optar por métodos de fiscalização que podem gerar mais receitas por meio de multas em vez de soluções reais para o aumento do tráfego e da segurança.

Os novos radares estão previstos para serem instalados em várias avenidas, como a Avenida Pádua Dias, Avenida Centenário e Avenida Dr. Paulo de Moraes, entre outras. A crescente frota – que cresce cerca de 3% anualmente, de acordo com dados da Semuttran – sugere que uma abordagem proativa no trânsito é necessária, mas a resposta da prefeitura indica um foco em penalizações.

Após essa decisão, muitos cidadãos estão se perguntando: será que essa é realmente a melhor solução para os problemas de trânsito de Piracicaba? A insatisfação é visível, e o pensamento de que recursos poderiam ser melhor alocados para iniciativas que realmente melhorem a circulação e segurança nas vias está claro. A comunidade permanecerá atenta a essa questão, na esperança de que vozes críticas sejam ouvidas e que soluções de trânsito mais adequadas sejam implementadas. Nos últimos meses é visível a falta de agentes de trânsito em obras e ocorrências na cidade, à TV Metropolitana vem questionando reiteradamente sobre a falta de agentes e constantes congestionamentos e lentidão pela cidade, mas todas sem respostas.

Confira os endereços:

Av. Pádua Dias, próximo à Rua Santos Dumont

Av. Centenário, 900 (Shopping)

Av. Corcovado, 915

Av. Corcovado, 915 (oposto)

Av. Dr. Paulo de Moraes, próximo à Rua Prof. Silvio A. de Souza

Av. 31 de Março, próximo ao nº 780

Av. Vollet Sachs, próximo à Rua Eça de Queiróz

Av. Antonio Fazanaro, 165 metros após Av. Rio das Pedras

Av. 31 de Março (entre Av. Água Branca e Av. Independência)

Av. Rio das Pedras, 518

Av. Rio das Pedras, 611

Av. Independência - entre R. Saldanha Marinho e R. Campos Sales

Av. Armando de Salles Oliveira, altura do nº 924

Av. Alberto Vollet Sachs

Av. Cássio Paschoal Padovani

Av. Brasilia, 1078

Av. Centenário (sentido shopping)

Viaduto Francisco Jesuíno Avanzi (SP-340/ Rio Claro)

Viaduto João Carmignani (Babico)

Rua Gioconda Fiorim Oriani, próximo à Av. Rui Barbosa

Av. Armando Dedini, em frente ao Shopping Piracicaba

Av. Armando Dedini, em frente ao Shopping Piracicaba (oposto)

Av. Independência, próximo à Rua Barão do Piracicamirim

Av. 1º de Agosto, próximo ao nº 343 (Motocana)

Av. Fioravante Cenedesi (Ártemis) - antes da ponte

PIR 330 - sentido Santana/ SP-308 (dois sentidos)

Av. Dr. Paulo de Moraes, 374

Av. Com. Luciano Guidotti

Av. São Paulo

Av. Monsenhor Martinho Salgot

Av. Limeira

Av. Prof. Alberto Vollet Sachs

Av. Pádua Dias (após rotatória da Esalq)

Av. Cassio Paschoal Padovani

Av. Independência x Rua Cristiano Cleopat

Av. Armando de Salles Oliveira x Rua XV de Novembro

Rua Benjamin Constant x Av. Dr. Paulo de Moraes

Av. Dona Francisca x Av. Barão de Serra Negra

Av. Prof. Alberto Vollet Sachs x Av. Rio das Pedras

Av. Independência, próximo ao nº 1273

Av. Limeira x prolongamento da Av. Armando Dedini

Av. Limeira x prolongamento da Av. Monsenhor Martinho Salgot

Av. Rio das Pedras x Rua Bruno Ferraioli

Av. Armando de Salles Oliveira x Avenida Torquato da Silva Leitão

Av. Armando de Salles Oliveira x R. Regente Feijó

R. Dom Pedro I (Antes da Av. José Micheletti)

Av. Dr. Paulo de Moraes x R. da Glória

Av. Raposo Tavares x R. Iguatemi

Av. Independência

Av. 31 de Março x Av. Independência

Texto: Danilo Telles/ MTV

Publicação: Enzo Oliveira/ MTV

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