Foto: Paulo Ricardo/Futura
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A investigação sobre a queda
do avião que matou o empresário Celso Silveira Mello Filho, sócio da Raízen, e
sua família, além de piloto e copiloto em setembro de 2021, está 85% concluída.
Porém, ainda não há esclarecimentos sobre as causas do acidente.
Segundo informações do Centro
de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea
Brasileira (FAB), as fases de coleta de dados e análises foram concluídas e a
investigação encontra-se em revisão e preparação do Relatório Final.
Apesar do término das fases de
coleta e análise, as causas do acidente ainda não foram esclarecidas. O
documento identifica que o tipo de ocorrência foi “perda de controle em voo”,
mas não detalha o que poderia ter causado essa perda.
“A conclusão desta
investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da
ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores
contribuintes. Quando concluída a investigação, o Relatório Final será
publicado no site do CENIPA.” Informa o órgão em documento
disponível para consulta pública.
RELEMBRE O CASO
No dia 14 de setembro de 2021, o empresário Celso Silveira Mello Filho, sua esposa, três filhos, piloto e copiloto, partiram pouco antes das 9h do Aeroporto Municipal Pedro Morganti, em Piracicaba (SP). A viagem teria como destino o Pará, para uma fazenda da família, onde passariam uma semana.
O avião caiu 15 segundos após a decolagem, em uma área de mata próxima à Faculdade de Tecnologia (Fatec) da cidade, no bairro Santa Rosa. O Corpo de Bombeiros foi acionado e no local encontrou as sete vítimas já mortas, carbonizadas.
Foto: Drone César Cocco
O Cenipa e a Polícia Civil
foram acionados para realizar as investigações sobre a causa do acidente. No
local, equipes localizaram a caixa preta do avião, onde o histórico de voo é
armazenado, que será analisada. Destroços do avião também foram recolhidos para
a apuração do Cenipa.
De acordo com a FAB, a
documentação e manutenção da aeronave estavam em dia. O avião foi fabricado em
2019 e é considerado de alta versatilidade por especialista.
A última manutenção da
aeronave foi realizada em 23 de agosto. O retorno da oficina ocorreu em 13 de
setembro, véspera do acidente.
Quase seis horas após a queda, os destroços começaram a ser retirados do local. Os corpos passaram por exame no Instituto Médico Legal (IML).
Texto: Enzo Oliveira | Com informações do G1
Publicação: Enzo Oliveira | MTV