Na madrugada deste sábado (21), uma operação do 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) resultou na prisão de um homem. A abordagem ocorreu por volta das 2h20 na Rua Um, no bairro Jardim Primavera, em Rio Claro/SP. O suspeito, apontado como integrante da facção criminosa PCC, foi detido por posse irregular de arma de fogo de uso restrito.
A operação teve início após uma denúncia anônima que informava que o indivíduo transportava drogas e armas em seu veículo, uma VW Saveiro Cross branca. Além disso, a denúncia indicava sua residência e um barracão supostamente utilizado como depósito de ilícitos.
Durante o patrulhamento na região, os agentes localizaram o veículo do suspeito estacionando em sua residência. Após a abordagem, nada de ilícito foi encontrado em sua posse. Contudo, no veículo os policiais encontraram 26 munições calibre 5,56, da marca CBC, escondidas no porta-objetos da porta do motorista, além de três celulares. Um deles seria usado, segundo o suspeito, para comunicação com outros membros da facção.
Ao ser questionado, o suspeito admitiu possuir uma arma de fogo em sua casa. Durante a busca no local, os policiais encontraram um fuzil calibre 5,56 sem marca ou numeração aparentes, além de um carregador desmuniciado, escondidos na despensa da cozinha. Ele afirmou ter emprestado a arma de um conhecido, cuja identidade não revelou, alegando que precisava dela para se defender de ameaças feitas por outros criminosos.
A investigação prosseguiu até o barracão indicado na denúncia, onde os policiais localizaram um depósito com aproximadamente 310 mil carteiras de cigarros.
O homem foi preso em flagrante e levado ao Plantão Policial de Rio Claro. A mercadoria as armas e as munições foram apreendidas.
As autoridades reforçam a importância das denúncias anônimas para o combate ao crime organizado, que podem ser feitas através do número (19) 3424-1521.
- Enzo Oliveira | Jornalista MTV