Foto: GOV SP
O Governo de São Paulo, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), entregou nesta sexta-feira (30as chaves de 186 unidades habitacionais em Santa Bárbara d’Oeste. A primeira fase do Residencial Araçari marca um passo importante na realização do sonho da casa própria para centenas de famílias da região, com um investimento total da CDHU previsto em R$ 81,8 milhões para as 372 unidades do empreendimento completo.
A cerimônia de entrega contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, que enfatizou a importância da habitação como um pilar para a qualidade de vida. "Não tem entrega melhor do que realizar a entrega de habitações, porque é realizar um grande sonho de famílias inteiras", destacou Freitas, ressaltando que o programa Casa Paulista já entregou milhares de unidades e tem mais de 111 mil moradias em construção. O governador também mencionou outras frentes do programa, como a regularização fundiária e reformas de moradias.
As unidades entregues, com áreas úteis entre 47 m² e 50 m², oferecem dois dormitórios, sala, varanda, cozinha, banheiro e lavanderia. O condomínio, concebido para oferecer conforto e lazer, conta com playground, quadra poliesportiva, pista de caminhada, quiosque, centro de apoio aos moradores e um moderno sistema de energia fotovoltaica para as áreas comuns, evidenciando um compromisso com a sustentabilidade e a redução de custos para os futuros moradores.
A parceria entre a CDHU e a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste foi fundamental para a concretização do projeto, com a prefeitura doando o terreno e a CDHU responsável pela contratação da construtora e por toda a infraestrutura, incluindo redes de água, esgoto, drenagem, pavimentação, urbanização, iluminação pública e rede elétrica.
Do total de famílias beneficiadas nesta etapa, 176 foram selecionadas por sorteio público em setembro de 2024, enquanto as outras 10 são oriundas de áreas de risco e foram indicadas pela prefeitura, priorizando a segurança e a realocação de quem mais precisa.
O financiamento dos imóveis segue a Política Habitacional do Estado de São Paulo, com destaque para a taxa de juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Isso garante que o valor das prestações permaneça praticamente estável ao longo dos 30 anos do contrato, corrigido apenas pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). O valor da parcela é calculado com base na renda familiar, comprometendo no máximo 20% dos rendimentos mensais. Em Santa Bárbara d’Oeste, 94% das famílias contempladas se enquadram nessa faixa de renda, com a menor parcela mensal fixada em R$ 303,60.
A cerimônia de entrega contou também com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco; o prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan; o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado André do Prado; além de prefeitos da região de Campinas e outras autoridades.
A TV Metropolitana acompanhou a entrega e em breve a matéria completa estará disponível nas redes sociais da emissora.
Texto e Publicação: Danilo Telles / TV Metropolitana