Foto: Divulgação

Homologação dos nomes acontece em convenção nesta terça-feira.

A pré-candidata a prefeita pela “Federação Brasil da Esperança”, a deputada estadual Professora Bebel (PT) terá como seu pré-candidato a vice-prefeito o experiente médico Dr. Perci Zilli Bertolini, que tem mais de 36 anos de atuação na rede pública municipal. Os nomes de Bebel e de Dr. Perci para a disputa da prefeitura da cidade deverão ser homologados em convenção da “Federação Brasil da Esperança”, do PT, do PV e do PC do B, que acontece nessa terça-feira, 23 de julho, às 19 horas, no Centro Comunitário do Jardim Esplanada, localizada na rua Augusto Furlan, 39, quando também serão homologadas as candidaturas dos candidatos a vereadores dos três partidos.

A definição do nome do Dr. Perci para ser o candidato a vice-prefeito na chapa ocorreu em encontro da “Federação Brasil da Esperança”, no início da noite deste último domingo, 21 de julho, em encontro realizado no Sindicato dos Municipais de Piracicaba. A escolha, dentro os diversos nomes cotados para ser o vice, do Dr. Perci foi por unanimidade, assim como foi o da Professora Bebel, no início deste ano. “Fiquei muito feliz com a escolha do Dr. Perci para ser meu candidato a vice. É um médico com excelentes qualidades, que conhece como poucos a rede municipal de saúde e em muito ajudará a resolver os principais problemas que a área da saúde da cidade sofre há anos, além de ser uma pessoa comprometida com as questões sociais, de enxergar as pessoas como seres humanas, e que acredita que as transformações só podem ser feitas com a boa política”, diz Bebel.

Já a escolha do Centro Comunitário do Jardim Esplanada para a convenção “é para deixar claro que as nossas candidaturas têm compromisso com toda cidade, mas especialmente com a população dos nossos bairros. O nosso compromisso é de resgatar os movimentos populares e fazer uma administração popular, ouvindo a população piracicabana de todos os segmentos”, completa a pré-candidata Bebel.

Bebel – Maria Izabel de Azevedo Noronha, a Professora Bebel é deputada estadual, uma das principais lideranças do movimento sindical do Brasil e mãe de Maria Manoela, que adotou no seu primeiro dia de vida. Nasceu no Distrito de Artemis, antigo Porto João Alfredo, é professora efetiva de Língua e Literatura Portuguesa, tendo sido formada pela UNIMEP, e mestre em Administração pela mesma universidade. A luta por educação pública gratuita, inclusiva, de qualidade, para os filhos e filhas da classe trabalhadora tem sido uma das causas de sua vida, assim como a defesa da habitação popular, da juventude, dos idosos e dos movimentos sociais. Eleita Deputada Estadual pelo Partido dos Trabalhadores em 2018, com 87.169 votos, foi reeleita em 2022 com 155.983 votos, a maior votação de um deputado com domicílio eleitoral em Piracicaba. Na Assembleia Legislativa, já apresentou mais de 180 proposituras, entre projetos de lei, projetos de lei complementar, além de requerimentos, indicações e moções, visando sempre melhorar a vida da população do Estado de São Paulo e de Piracicaba.

Atualmente, preside a Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, é Procuradora Especial da Mulher, participa de comissões permanentes e coordena as Frentes Parlamentares em Defesa da Educação Básica e da Cultura Popular, em Defesa do Serviço Público e do Funcionalismo no Estado de São Paulo, do IAMSPE e para a Criação de Institutos Federais e Universidades. É também a segunda presidenta da Apeoesp, o maior sindicato de professores da América Latina, entidade que presidiu por cinco mandatos, trajetória marcada pela luta em defesa dos professores e da educação pública de qualidade, inclusive integrou o Conselho Nacional de Educação, aonde elaborou pareceres e resoluções homologadas pelos então ministros Aloízio Mercadante e Fernando Haddad, além de participar de dezenas de seminários, congressos e conferências nacionais e internacionais, atuando como palestrante. Também é vice-presidente estadual do Partido dos Trabalhadores.

Dr. Perci -- O médico Perci Zilli Bertolini nasceu em Santos, no dia 9 de maço de 1956, mas com apenas três meses de idade seus pais se mudaram para a cidade de Rio das Pedras, aonde viveu por três anos, se mudando para Piracicaba, aonde vive até hoje. Na infância, fez o grupo escolar na EE Honorato Faustino, e o ginásio e colégio no Colégio Industrial Coronel Fernando Febeliano da Costa. Já medicina, cursou em Campinas, na PUCAMP, se formando em 1982. Começou a trabalhar como médico em 1983, na rede pública, em Piracicaba, dando plantões no Pronto-Socorro Municipal, e nos hospitais Santa Casa e Fornecedores de Cana.

Atuou por 36 anos na rede pública, fazendo atendimento em prontos-socorros e postos de saúde, como no Piracicamirim, e por quase oito anos fazendo pequenas cirurgias no Centro de Especialidades, atrás do Mercado Municipal. Decidiu entrar na política, pelo PV, por perceber as necessidades da população e entender que através da política poderia contribuir ainda mais, e na década passada se filiou ao PT.

Casado com Andréia Ribeiro Gomes, Dr. Perci é pai de três filhos e três netos, sendo que um dos filhos também é médico na cidade. É especialista em cirurgia robótica em cabeça e pescoço, e vídeo-cirurgia em cabeça e pescoço.  Na rede pública, também foi  coordenador dos antigos prontos-socorros da cidade, hoje UPAS (Unidades de Pronto-Atendimentos) e da Central de Vagas de Piracicaba, quando conseguiu reduzir em muito o período para que a população conseguisse uma vaga hospitalar.  Atualmente, tem consultório particular, sendo responsável pelo atendimento domiciliar da Unimed.

Texto: Vanderlei Zampaulo

Publicação: Enzo Oliveira/ MTV

Deixe seu Comentário