Foto: Divulgação
Comerciantes do setor de
alimentação participaram de uma das mais importantes feiras da América do Sul.
Dois empresários, de
Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste, participaram da Feira Expoalimentaria por
meio de uma missão internacional do Sebrae-SP que reuniu ao todo 23
empresários. A viagem ocorreu de 23 a 28 de setembro e trouxe aos comerciantes
do setor de alimentação ideias para inovarem nos seus negócios no Brasil. A
Expoalimentaria é uma das mais importantes da América do Sul, com destaque aos
setores de alimentação, bebidas, serviços, máquinas, equipamentos e embalagens.
Segundo o gerente regional do
Sebrae-SP, Fabio Ravazi Gerlach, a participação de empresários na missão
internacional proporcionou a todos diversas oportunidades, que podem ser
resumidas em três pontos principais: “Conhecer uma nova cultura e suas particularidades
socioeconômicas, principalmente sobre costumes, língua e padrão de consumo.
Ter contato com uma nova
realidade de negócios, o ambiente econômico, questões como legalização de
empresas e formas de tributação, e alguns dos diversos agentes da cadeia
produtiva, especialmente potenciais clientes e parceiros comerciais, tanto para
fazer negócios direto como para prestar serviços de armazenamento e
distribuição no país. E também observar tendências e inovações no segmento de
alimentos e bebidas, tanto na área industrial como na gastronomia, já que o
Peru é uma referência gastronômica internacional”, afirma.
O empresário Everton da Silva
Barboni, dono da Açaí Energia Premium, voltada para comercialização de gelatos,
sorvetes e açaís em Santa Bárbara d’Oeste, comentou que foi uma semana de muito
aprendizado e que aproveitou para fazer contatos. “Tivemos um tempo para poder
rodar sozinhos [na feira], fazer os contatos, conhecer e ver aquilo que mais
chamava nossa atenção.
No segundo dia, a gente teve
algumas visitas guiadas para aquilo que era do nosso segmento, congelados,
bebidas e café. No meu caso, em empresas que fazem armazenamento, transporte,
que trabalham com produtos congelados, que importam. Foi bem produtivo”, conta.
Além disso, o grupo também
visitou o porto e empresas que fazem armazenamento e distribuição pelo país
vizinho. “Tivemos bastante inspiração, no meu caso, algumas ideias de sabores
novos, de algumas aplicações que a gente pode fazer para melhorar o nosso
negócio. A troca de ideias, de informações também com todo o grupo, porque a
maioria do pessoal não conhecia o Peru, isso foi muito, muito proveitoso”,
relata.
A missão também passou por
restaurantes, para conhecer a gastronomia e os costumes locais, e os
participantes puderam aprender sobre importação, o que deu mais ideias para o
empresário barbarense: “Vimos que eles têm uma boa parceria com o Brasil. Eles
importam muita mercadoria brasileira. Vou pegar todas essas informações, esse
conhecimento que a gente buscou lá, e fazer uma aplicação para poder tentar
colocar o nosso produto no mercado peruano também”, comenta.
Além dele, a empresária
Elisângela Almeida Rocha, de Piracicaba, também participou da missão. Ela é
chef de cozinha, tem um buffet e foi pela primeira vez em um evento desse
nível. “Para mim foi sensacional, principalmente as visitas técnicas. Foi de
grande valia para auxiliar nos meus processos. Tudo o que eu conheci, além de
estar em outro país, ver outra cultura... Já tenho ideias de colocar novos
ingredientes nas preparações. Então para mim foi sensacional”, diz.
Elisângela comentou que já
tinha visitado indústrias no Brasil, mas foi a primeira vez que viajou para o
Peru e estava muito aberta aos aprendizados e novas possibilidades. A missão
trouxe ideias de inovação: “Lá tem um clima bem mais agradável que aqui, que é
muito calor principalmente no verão. E eu vi que eles
usam coisas com frutas, então
eu vou tentar aplicar.
Talvez não in natura, mas
trazer mais preparações com frutas. Já estão na minha cabeça aqui novas
preparações, novos cardápios... Na primeira oportunidade que eu tiver, assim
que eu tiver novas propostas para fazer, eu já pretendo implantar aí algumas preparações
trazendo essas ideias”, finaliza.
Sobre a Expoalimentaria
A Feira Internacional
Expoalimentaria é uma das mais importantes da América do Sul, com destaque aos
setores de alimentação, bebidas, serviços, máquinas, equipamentos e embalagens.
Entre as atividades promovidas pela feira estão: salão de inovação, programação
gastronômica, cozinha show, salão de café e cacau, salão de pisco e chocolate e
rodada de negócios.
O mercado peruano, além de seu
mercado consumidor interno, é também estratégico e uma plataforma de exportação
para Ásia, com acordos comerciais em negociação, ou vigentes, com a China,
Índia e Indonésia. A feira contou com 600 compradores internacionais
qualificados de mais de 20 países, com a participação de mais de 500
expositores.
Texto: Da redação
Publicação: Enzo Oliveira |
MTV