A falta de manutenção em pontos turísticos de Piracicaba tem gerado insatisfação entre moradores e turistas, especialmente nas áreas próximas à Rua do Porto e ao Rio Piracicaba, que são considerados cartões postais da cidade. Diversos problemas foram identificados, incluindo banheiros públicos quebrados, calçadas danificadas, iluminação precária e a ausência de locais adequados para a prática de exercícios físicos.

Segundo a EPTV, que conversou com visitantes e residentes que estavam em Piracicaba durante o feriado de Consciência Negra (15). A maior parte das queixas se concentra no entorno do Rio Piracicaba, onde a Rua do Porto apresenta banheiros públicos sem funcionamento e carecendo de itens básicos, como torneiras e mictórios. "Tem que ter higiene, banheiros limpos e funcionando, não deve ter nada quebrado. Mas, infelizmente, isso [manutenção] falta aqui", lamentou Ronaldo Dias, um morador aposentado.

Próximo a essa área, o Parque do Mirante está com a base policial desativada e adaptada como depósito. Além disso, a fonte de água paisagística nas imediações está sem água e acumulando sujeira. “Direto a gente passa aqui. Já vi a fonte cheia e é muito bonita, mas hoje em dia está uma calamidade”, afirmou o aposentado Carlos Fernando Antônio. “O pessoal tem que fazer uma manutenção, é um ponto turístico da cidade”, complementou.

As proximidades do Parque do Mirante também apresentaram acúmulo de lixo na vegetação, lixeiras transbordando e postes de iluminação caídos, alguns com lâmpadas penduradas e quebradas. O último deck de observação do rio tem calçadas com blocos soltos e trechos onde o chão cedeu, além de uma árvore caída que bloqueia a passagem do público.

A Avenida Renato Wagner, popular entre aqueles que praticam atividades físicas e com ligação ao elevador do Mirante, foi alvo de vandalismo e está sem iluminação devido ao furto da fiação elétrica. A pista de caminhada ao lado do Engenho Central, outro famoso ponto turístico de Piracicaba, está com o chão irregular e também carece de iluminação.

Em resposta à situação, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria (Semozel), informou que iniciou na quarta-feira (20) a instalação de 35 pontos de iluminação LED na Avenida Renato Wagner, com previsão de conclusão para amanhã (21). Sobre o Parque do Mirante, a prefeitura disse que realiza apenas manutenções pontuais e que está em andamento um processo de concessão do espaço à iniciativa privada.

Em relação à árvore caída, a Semozel planejou sua remoção para amanhã (21) e se encarregará da limpeza do local, além de avaliar a estrutura dos pisos da área. A secretaria também enviará uma equipe para verificar a situação dos banheiros e realizar os reparos necessários.

No entanto, o Poder Público ainda não se manifestou sobre a fonte de água e a base da polícia, que se encontram em situação de abandono. A CPFL, por sua vez, afirmou que está promovendo obras para melhorar a infraestrutura elétrica da região e que enviará uma equipe para regularizar a situação na tarde desta quarta-feira (30).

Deixe seu Comentário