Foto: Divulgação

Comerciantes do setor de alimentação participaram de uma das mais importantes feiras da América do Sul.

Dois empresários, de Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste, participaram da Feira Expoalimentaria por meio de uma missão internacional do Sebrae-SP que reuniu ao todo 23 empresários. A viagem ocorreu de 23 a 28 de setembro e trouxe aos comerciantes do setor de alimentação ideias para inovarem nos seus negócios no Brasil. A Expoalimentaria é uma das mais importantes da América do Sul, com destaque aos setores de alimentação, bebidas, serviços, máquinas, equipamentos e embalagens.

Segundo o gerente regional do Sebrae-SP, Fabio Ravazi Gerlach, a participação de empresários na missão internacional proporcionou a todos diversas oportunidades, que podem ser resumidas em três pontos principais: “Conhecer uma nova cultura e suas particularidades socioeconômicas, principalmente sobre costumes, língua e padrão de consumo.

Ter contato com uma nova realidade de negócios, o ambiente econômico, questões como legalização de empresas e formas de tributação, e alguns dos diversos agentes da cadeia produtiva, especialmente potenciais clientes e parceiros comerciais, tanto para fazer negócios direto como para prestar serviços de armazenamento e distribuição no país. E também observar tendências e inovações no segmento de alimentos e bebidas, tanto na área industrial como na gastronomia, já que o Peru é uma referência gastronômica internacional”, afirma.

O empresário Everton da Silva Barboni, dono da Açaí Energia Premium, voltada para comercialização de gelatos, sorvetes e açaís em Santa Bárbara d’Oeste, comentou que foi uma semana de muito aprendizado e que aproveitou para fazer contatos. “Tivemos um tempo para poder rodar sozinhos [na feira], fazer os contatos, conhecer e ver aquilo que mais chamava nossa atenção.

No segundo dia, a gente teve algumas visitas guiadas para aquilo que era do nosso segmento, congelados, bebidas e café. No meu caso, em empresas que fazem armazenamento, transporte, que trabalham com produtos congelados, que importam. Foi bem produtivo”, conta.

Além disso, o grupo também visitou o porto e empresas que fazem armazenamento e distribuição pelo país vizinho. “Tivemos bastante inspiração, no meu caso, algumas ideias de sabores novos, de algumas aplicações que a gente pode fazer para melhorar o nosso negócio. A troca de ideias, de informações também com todo o grupo, porque a maioria do pessoal não conhecia o Peru, isso foi muito, muito proveitoso”, relata.

A missão também passou por restaurantes, para conhecer a gastronomia e os costumes locais, e os participantes puderam aprender sobre importação, o que deu mais ideias para o empresário barbarense: “Vimos que eles têm uma boa parceria com o Brasil. Eles importam muita mercadoria brasileira. Vou pegar todas essas informações, esse conhecimento que a gente buscou lá, e fazer uma aplicação para poder tentar colocar o nosso produto no mercado peruano também”, comenta.

Além dele, a empresária Elisângela Almeida Rocha, de Piracicaba, também participou da missão. Ela é chef de cozinha, tem um buffet e foi pela primeira vez em um evento desse nível. “Para mim foi sensacional, principalmente as visitas técnicas. Foi de grande valia para auxiliar nos meus processos. Tudo o que eu conheci, além de estar em outro país, ver outra cultura... Já tenho ideias de colocar novos ingredientes nas preparações. Então para mim foi sensacional”, diz.

Elisângela comentou que já tinha visitado indústrias no Brasil, mas foi a primeira vez que viajou para o Peru e estava muito aberta aos aprendizados e novas possibilidades. A missão trouxe ideias de inovação: “Lá tem um clima bem mais agradável que aqui, que é muito calor principalmente no verão. E eu vi que eles

usam coisas com frutas, então eu vou tentar aplicar.

Talvez não in natura, mas trazer mais preparações com frutas. Já estão na minha cabeça aqui novas preparações, novos cardápios... Na primeira oportunidade que eu tiver, assim que eu tiver novas propostas para fazer, eu já pretendo implantar aí algumas preparações trazendo essas ideias”, finaliza.

Sobre a Expoalimentaria

A Feira Internacional Expoalimentaria é uma das mais importantes da América do Sul, com destaque aos setores de alimentação, bebidas, serviços, máquinas, equipamentos e embalagens. Entre as atividades promovidas pela feira estão: salão de inovação, programação gastronômica, cozinha show, salão de café e cacau, salão de pisco e chocolate e rodada de negócios.

O mercado peruano, além de seu mercado consumidor interno, é também estratégico e uma plataforma de exportação para Ásia, com acordos comerciais em negociação, ou vigentes, com a China, Índia e Indonésia. A feira contou com 600 compradores internacionais qualificados de mais de 20 países, com a participação de mais de 500 expositores.

Texto: Da redação

Publicação: Enzo Oliveira | MTV

Deixe seu Comentário