Fotos: Paulo Ricardo Santos | MTV

A primeira pesquisa Quaest após o primeiro turno das eleições em Piracicaba foi divulgada nesta quinta-feira (17) e mostra que Barjas Negri (PSDB) lidera com 47% das intenções de voto, enquanto Helinho Zanatta (PSD) aparece com 35%. A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 16 de outubro e entrevistou 852 eleitores, apresentando uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Os dados são referentes à pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados. O levantamento foi encomendado pela EPTV e registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo SP-02890/2024, com um nível de confiança de 95%.

Resultados Estimulados

Na pesquisa estimulada, os resultados foram os seguintes:

- Barjas Negri (PSDB): 47%

- Helinho Zanatta (PSD): 35%

- Indecisos: 7%

- Branco/nulo/não vai votar: 11%

Resultados Espontâneos

Além da pesquisa estimulada, a Quaest também conduziu uma pesquisa de intenção de votos espontânea, onde os candidatos não foram apresentados aos eleitores. Os resultados foram:

- Barjas Negri (PSDB): 34%

- Helinho Zanatta (PSD): 26%

- Indecisos: 35%

- Branco/nulo/não vai votar: 5%

Decisão de Voto

A pesquisa aponta que 75% dos entrevistados estão totalmente decididos sobre o candidato em quem vão votar, enquanto 24% afirmaram que podem mudar de voto. Entre os eleitores de Barjas Negri, 76% consideram sua escolha definitiva, enquanto 77% dos apoiadores de Helinho Zanatta também afirmam que não mudarão de voto.

Transferência de Votos

A pesquisa também investigou para quais candidatos os eleitores do primeiro turno concederam seus votos e como isso influencia o segundo turno. Os resultados mostraram a transferência de votos dos candidatos que obtiveram ao menos 5% no primeiro turno, como Alex Madureira (PL), Professora Bebel (PT) e Paulo Campos (Podemos).

- Votos de Alex Madureira (PL):

- Barjas Negri (PSDB): 23%

- Helinho Zanatta (PSD): 59%

- Indecisos: 9%

- Branco/nulo/não vai votar: 9%

- Margem de erro: 10 pontos percentuais

- Votos de Professora Bebel (PT):

- Barjas Negri (PSDB): 49%

- Helinho Zanatta (PSD): 26%

- Indecisos: 7%

- Branco/nulo/não vai votar: 18%

- Margem de erro: 18 pontos percentuais

- Votos de Paulo Campos (Podemos):

- Barjas Negri (PSDB): 42%

- Helinho Zanatta (PSD): 35%

- Indecisos: 22%

- Branco/nulo/não vai votar: 1%

- Margem de erro: 18 pontos percentuais

Esses dados fornecem uma visão detalhada sobre a dinâmica das intenções de voto para o segundo turno das eleições em Piracicaba, refletindo tanto a posição atual dos candidatos quanto a possível mobilização de eleitores das candidaturas anteriores.

Texto: Da redação

Publicação: Enzo Oliveira | MTV

Deixe seu Comentário