Fotos: Paulo Ricardo Santos |
MTV
A pesquisa mais recente do
TODODIA revela que o ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) está próximo de garantir
um novo mandato como prefeito de Piracicaba. De acordo com a consulta realizada
entre os eleitores da cidade, 37,8% dos entrevistados mencionaram o nome de
Barjas ao serem questionados espontaneamente sobre suas preferências para o
próximo domingo, 27 de outubro.
Quando apresentada a lista de
candidatos para o segundo turno, a pesquisa mostrou que Barjas Negri venceria a
eleição com 48,9% dos votos estimados, contra 40,2% do deputado estadual
Helinho Zanatta (PSD). O percentual de eleitores que indicaram que não votariam
em nenhum dos candidatos foi de 4,9%, e 6% não souberam ou não quiseram
responder.
Considerando a margem de erro
de 3,7%, os resultados da pesquisa estimulada indicam que Barjas Negri pode
variar entre 52,6% e 45,2%, enquanto a preferência por Helinho Zanatta está
entre 43,9% e 36,5% do eleitorado. Nos votos válidos, Barjas alcança 54,9% e
Helinho 45,1%.
Os eleitores também foram
questionados sobre a certeza de seu voto. A pesquisa revelou que 80,7% afirmam
que sua escolha é definitiva e não mudará, enquanto 19,3% consideram seu voto
como temporário, podendo ser alterado.
Índice de Rejeição
Quanto ao índice de rejeição,
os candidatos estão tecnicamente empatados, com uma leve desvantagem para
Helinho Zanatta. De acordo com os dados, 33,5% dos entrevistados afirmaram que
não votariam de jeito nenhum em Zanatta, enquanto 30% rejeitam Barjas Negri.
Além disso, 26,9% dos eleitores disseram que não têm rejeição por nenhum dos
candidatos, e 9,6% não souberam ou não responderam.
Outro dado interessante
levantado pela pesquisa foi o "Clima de Vitória", onde 60,7% dos
eleitores acreditam que Barjas Negri sairá vencedor nesta eleição.
A pesquisa foi realizada entre
13 e 17 de outubro com 700 eleitores maiores de 16 anos, e utilizou
questionário estruturado aplicado por telefone, com uma amostra representativa
do eleitorado. Com margem de erro de 3,7% e nível de confiança de 95%, a pesquisa
foi feita com recursos próprios do Grupo Todo Dia e está registrada no TSE sob
o número SP-04575/2024.
Texto: Da redação
Publicação: Enzo Oliveira |
MTV