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Dados da
PwC Brasil e Instituto Locomotiva mostram que 89% dos brasileiros acreditam que
empresas devem ter iniciativas de combate às mudanças climáticas.
Pesquisa inédita da PwC Brasil e Instituto Locomotiva revela que
nove em cada 10 brasileiros reconhecem que o ser humano deverá ser cada vez
mais afetado pelos impactos das mudanças climáticas. Isso já é uma realidade
sentida por parte da população, já que metade dos brasileiros enfrentou
alagamentos na rua em que mora ou trabalha nos últimos cinco anos. Diante do
cenário, para 89% é importante que as empresas devem adotar iniciativas de
combate às mudanças climáticas.
A pesquisa ouviu 1.500 pessoas, no período de 26 de março a 10
de abril, anterior ao desastre ocorrido no Rio Grande do Sul, com o objetivo de
mapear a percepção da população em relação à crise climática vivida pelo
planeta. A margem de erro é de 2.5 p.p. Segundo o presidente do Instituto
Locomotiva, Renato Meirelles, a tragédia enfrentada pelos gaúchos deve aumentar
ainda mais o temor dos brasileiros em relação aos riscos de enchentes e,
consequentemente, sobre o que pode ser feito para lidar com o cenário adverso.
O estudo ainda mostra que 18% já tiveram a casa invadida por
enchente e 63% têm receio de ter a casa invadida pela água. O levantamento
também revela que 74% temem sofrer alagamentos na rua em que moram ou
trabalham, e 38% dos brasileiros afirmam que ficaram "presos" em casa
ou em algum estabelecimento por conta de enchentes/alagamentos nos últimos
cinco anos.
O estudo ainda aponta que os cidadãos das classes DE já
vivenciaram mais alagamentos onde moram (50%, ante 46% das classes AB). O mesmo
pode ser observado quando se faz o recorte em relação a pessoas brancas e
negras - 52% dos negros já enfrentaram alagamentos nos últimos anos, ante 46%
dos brancos.
“A questão central é que, para que os efeitos devastadores das
mudanças climáticas sejam mitigados, é preciso enfrentar com ações concretas as
desigualdades que permeiam nossas cidades, em especial as vilas, favelas e
periferias. Diante disso, os consumidores estão de olho e cobrando o que o
setor privado faz no combate às mudanças climáticas”, diz Meirelles.
A percepção em relação às mudanças climáticas também é uma
realidade para a maioria dos brasileiros: 8 em cada 10 afirmam ter notado
chuvas mais fortes do que o habitual nos últimos anos, sendo que 81% relacionam
esse fenômeno às ações humanas. Questionados sobre o aumento de pontos de
alagamento ou enchentes, 76% observam o fato na cidade em que vivem e 95% acham
que as atividades humanas são a causa.
De acordo com Maurício Colombari, sócio responsável pela área de
sustentabilidade da PwC Brasil, os últimos acontecimentos demonstram a
necessidade da existência de planos climáticos robustos. “A mitigação das
mudanças climáticas falhou em nível global, e, portanto, já passou da hora dos
governos se concentrarem na adaptação, com foco nos riscos trazidos por essas
mudanças, assim como nos planos de contingência. A essa altura, a magnitude dos
investimentos necessários para esse processo de adaptação representa um desafio
enorme para os governos em todos os níveis.”
Texto: PwC
Publicação:
Enzo Oliveira/ MTV