Foto: Divulgação
Patrocinado pelo Instituto EP,
projeto trabalha com professores no desenvolvimento de atividades com foco em
pesquisa, criatividade, pensamento crítico e trabalho em equipe.
O projeto Conexões STEAM, desenvolvido em seis escolas públicas de Piracicaba e patrocinado pelo Instituto EP, será apresentado no VI Workshop de Metodologias Ativas de Ensino, na Faculdade de Odontologia de Piracicaba, da UNICAMP, entre os dias 17 e 19 de julho. É a primeira vez que professoras envolvidas no projeto irão expor para graduandos e docentes universitários uma das oficinas realizadas dentro do Conexões STEAM, que aborda o tema “Mulheres na Ciência”.
Esta proposta, que usa a abordagem STEAM (acrônimo para ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática) trabalha com professores da rede pública de ensino no desenvolvimento de atividades relacionadas à pedagogia de projetos. O objetivo é promover o desenvolvimento da criatividade, do trabalho em equipe e da pesquisa entre os alunos, incentivando-os a "colocar a mão na massa" e construir seus próprios projetos em qualquer área do conhecimento.
“As professoras da Educação Básica Dianne Almeida da Silva, Elaine Regina Texeira e Aline Zanon da Silva, que estarão no workshop, mostraram o projeto durante uma oficina para educadores no Fórum Diálogos na Educação, promovido pelo Instituto EP em maio último. Essa apresentação na Faculdade de Odontologia é um desdobramento relevante do Fórum, representando um reconhecimento do valor dos saberes construídos fora dos muros da universidade”, afirma o professor Sérgio Daniel Ferreira, diretor do Instituto CLQ e responsável pela execução do projeto nas escolas de Piracicaba.
Mais informações sobre a oficina Mulheres na Ciência neste Link (https://sites.google.com/view/mulheresnaciencia-steam/in%C3%ADcio)
Projeto vencedor
Dianne, Elaine e Aline participaram, no ano passado, da primeira turma do projeto Conexões STEAM, na Escola Estadual Professor José Martins de Toledo, em Piracicaba. Nesse local, foi desenvolvido o projeto “Escola de Pais”, vencedor do concurso cultural realizado pelo Instituto EP. O projeto foi desenvolvido com o objetivo de encontrar soluções para problemas como defasagem pedagógica, falta de tolerância dos alunos à convivência social e quadros constantes de ansiedade, após a pandemia. Com 539 alunos, sendo 348 no ensino fundamental e os demais no ensino médio, a escola promoveu ações como palestras e rodas de conversa, convidando os pais a assumirem responsabilidades na solução de conflitos em cada uma das turmas e promovendo um clima escolar positivo por meio de atividades que fossem realizadas de modo colaborativo e acolhedor. Os resultados já surgiram, com a maior participação dos pais e responsáveis na rotina da escola.
Aprendizagem ativa
Organizado pelo Programa de
Pós-Graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Comitê
de Ensino da Sociedade Brasileira de Fisiologia e Laboratório de Práticas
Pedagógicas do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNESP de São José dos
Campos, o workshop terá como foco de discussão e vivência o uso de metodologias
de aprendizagem ativa, em oficinas sobre temas do ensino superior e básico.
Inscrições pelo Link (https://www.fop.unicamp.br/ensinofisio/2024/2024.html).
Texto: Danilo Telles/ MTV
Publicação: Enzo Oliveira/ MTV